Nós sabemos que a Terra não é aquele maior objeto do espaço, ao contrário, o seu tamanho proporciona condições ideais de vida para os seres humanos. Por efeito de comparação, o Sol tem 695.500 km de raio, enquanto a Terra só tem 6371 km.

E recentemente a NASA lançou uma imagem muito curiosa, é o conjunto Terra-Lua a uma distância de 63,6 milhões de quilômetros. Realmente uma imagem tão distante assim só podia ser tirada por uma sonda, neste caso a OSIRIS-REx que viaja a 8,5 km/s (por segundo).

Na imagem é possível ver dois pontos brilhantes próximos ao centro, sendo que o localizado no centro (e maior) é a Terra, o segundo à direita é nosso satélite natural, a Lua. A imagem mostra apenas a luminosidade refletida pelo planeta, visto que a câmera a bordo da OSIRIS-REx é em escala de cinza (preto-e-branco). Várias constelações são vistas na mesma imagem.

A OSIRIS-REx também já capturou outra imagem do sistema Terra-Lua, localizada abaixo. Nesse caso a Terra estava distante 401.000 km da Lua, e a sonda a 1.297.000 quilômetros da Terra e 1.185.000 quilômetros da Lua.

Essa não é a foto mais distante da Terra que já realizamos, esse mérito vai para a sonda Voyager 1, que em 1990 captou uma imagem do nosso pequeno ponto azul à 6,4 bilhões de km.

This post is available in: pt-brPortuguês