Já imaginou uma aeronave A-29 Super Tucano montada com blocos de encaixe, aqueles mesmos usados na infância? A ideia é do estudante de engenharia mecatrônica da Universidade de Brasília (UNB), Alexander Pinheiro Paschoalett, de 19 anos.

O jovem foi convidado a mostrar, em um tutorial, como montar a aeronave de caça. No vídeo abaixo, você confere um pouco do desafio para construir a aeronave com os blocos. E para quem quiser aprender a fazer a peça, a FAB lançará – em 23 de outubro – o passo a passo para reproduzir a aeronave.

A data foi especialmente escolhida em comemoração ao Dia da Força Aérea Brasileira e Dia do Aviador. Nessa data, em 1906, o inventor Alberto Santos Dumont alçou voo a bordo de seu 14-Bis, em Paris.

Montagem – Foram necessários cerca de 400 blocos de montar para construir o A-29, o mesmo avião da Esquadrilha da Fumaça. “O Super Tucano é o primeiro de uma série de modelos que estão por vir”, afirmou o estudante.

Natural de Fortaleza (CE), Alexander herdou do pai, militar da Força Aérea Brasileira, a paixão por aviões. Foi a partir dessa motivação que o estudante decidiu montar aeronaves profissionalmente este ano. “Quando criança eu tinha um avião DC-10 de metal e era muito fã daquela terceira turbina dele.

Sempre tentava montar aeronaves que lembrassem o DC-10. Aos 15 anos, quando deixei de ver esses blocos de encaixe como brinquedo e passei a ver como hobby, comecei a montar tentando manter a fidelidade ao modelo original, seja qual fosse”, completou.

 

Veja o vídeo abaixo sobre a montagem do A-29:

 

Via – Força Aérea Brasileira

COMPARTILHAR