A Airbus Defence & Space realizou um importante marco para o A400M. Duas aeronaves idênticas (A400M) fizeram um teste de reabastecimento aéreo (REVO) em Sevilha, na Espanha. Essa campanha faz parte da certificação de alguns processos para o cargueiro militar pesado.

Diferente de outras aeronaves de reabastecimento aéreo, o A400M não tem a tradicional “Lança Voadora”, mas sim um sistema com mangueira e cesto. Durante esse voo de testes mais de 50 reabastecimentos no ar foram realizados para averiguar que o sistema instalado estava projetado corretamente, até mesmo para condições desafiadoras de uso.

Essa técnica permite que o A400M transporte uma carga útil de 20 toneladas por mais de 11000 km, essa carga útil é quase o peso máximo transportado pelo Embraer KC-390. O voo de 11000 km equivale a um voo de Paris, na França, para Kuala Lumpur, na Malásia, sem escalas.

Cada aeronave tem capacidade para cerca de 63500 litros de combustível e mais dois tanques com 7200 litros, a mangueira traseira pode bombear até 2000 litros por minuto, considerando que metade desse combustível pudesse passar de um avião para o outro, todo o processo levaria quase 18 minutos.

 

COMPARTILHAR