Aeronaves Artigos

Vídeo – Sistema Elétrico do Airbus A320

Atualmente o A320 é o modelo mais vendido pela Airbus e amplamente usado na aviação comercial, é uma das aeronaves mais equipadas com tecnologia digital de sua época e ajudou na popularização da tecnologia “Fly-By-Wire”, onde as superfícies de comando seriam controladas por computadores e não mais por um sistema mecânico de cabos.

Para isto a Airbus teve um grande desafio, que era fazer um sistema elétrico que fosse muito confiável, com o máximo de redundância possível.

Neste vídeo, nós podemos entender como o sistema elétrico do Airbus A320 funciona e o quão seguro ele é, ao total temos 7 diferentes fontes de energia e 11 BUS (barramentos), onde 4 deles são de corrente alternada e 7 de corrente direta. Obviamente a perda de uma BUS ocasiona a perda dos equipamentos elétricos conectados a ela, por isto é importante conhecer o diagrama do sistema elétrico e saber a como cada BUS é alimentada.

O mais interessante é que algumas informações contidas no vídeo não estão no manual de treinamento do piloto, como por exemplo: FCOM e FCTM. Estas informações adicionais ajudam a fixar o conteúdo e entender melhor o porquê que é tão seguro voar em um A320.

 

Texto originalmente escrito por Maximilian Kaden, todas as informações do vídeo são de responsabilidade do autor.

Aproveite e inscreva-se no canal do Maximilian Kaden.

About the author

Redação Aeroflap

Redação Aeroflap

Newsletter

[newsletter_signup_form id=1]

Facebook

Em busca de hotel?


Share This