Advertisement

Virou Sucata – Empresa decide desmontar dois A380 que operavam na Singapore Airlines

Airbus A380

Na tarde desta terça-feira a Dr. Peters, empresa que é dona de dois Airbus A380 ex-Singapore, admitiu que essas aeronaves serão usadas para o fornecimento de peças usadas.

De acordo com a Dr. Peters, a Hi-Fly e a British Airways não demonstraram interesse por mais aviões desse modelo, e a empresa preferiu prosseguir para a desmontagem dos jatos, que já estão estocados na França.

Essa afirmação foi publicada poucas horas depois da Component Solutions Group dizer que algumas aeronaves foram oferecidas para o desmonte e fornecimento de peças usadas.

Anteriormente esses A380 pertenciam à Singapore Airlines, que decidiu devolver cinco aeronaves e substituir por modelos novos. Vale lembrar que esses dois A380 fazem parte de um dos primeiros produzidos pela Airbus para uma companhia aérea.

A Dr. Peters não admitiu se vai repassar os A380 para a Component Solutions Group, mas disse que essas aeronaves serão desmontadas completamente nos próximos dois anos. A venda dos componentes deverá gerar US$ 45 milhões, bem abaixo do valor de mercado da aeronave, na faixa de US$ 220 milhões.

A VAS Aero Services, empresa norte-americana de pós-venda, vai cuidar da venda de componentes para os dois A380. Os motores continuarão alugados, rendendo US $ 480 mil por mês, no final de 2020 a parte de propulsão será vendida.

O aluguel dos A380 da Dr. Peters pela Singapore rendeu o pagamento de 81% das obrigações para uma aeronave e 72% para a outra. O retorno do investimento dessas duas aeronaves deverá ser de 145% no final.

Airbus A380 no local de estocagem. Foto – Tacmac Aerosave

A proprietária da aeronave exigiu a entrega da mesma pela Singapore Airlines com uma revisão completa, além de uma pintura totalmente branca. Então boa parte das peças são novas e tem vários ciclos possíveis de uso.

Na ocasião anterior o CEO da Component Solutions Group ainda afirmou que o mercado de aeronaves usadas é complicado para o A380. De acordo com ele a aeronave é muito grande e tem um mercado limitado, além disso as taxas de estocagem do A380 são maiores e poucas rotas aceitam esse tipo de avião, nesse último ponto Mike Cazaz analisou todas as companhias aéreas que operam o A380.

Foto – Tacmac Aerosave

Os custos com a aeronave também são altos, Cazaz disse que uma reforma completa no interior do A380 custa por volta de US$ 30 a 40 milhões, sem contabilizar a manutenção de um aeronave usada e o serviço de pintura. Todos esses pontos dificultam a adaptação de um A380 de outra companhia em uma nova empresa.

A Singapore ainda vai devolver outros dois aviões para a Dr. Peters em 2018. A Hi-Fly confirmou que deve receber um A380 (MSN006) em 2018, e que essas aeronaves citadas pela Dr. Peters são outras e estão fora dos planos da companhia.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Aeroflap

Autor: Aeroflap

Categorias: Aeronaves, Notícias

Tags: A380, Airbus, Airbus A380