Aeronaves Artigos

Você conhece o lugar onde os tripulantes descansam no avião? – Via KLM

Foto - Boeing

A dura jornada dos voos de longa distância também afeta o bem-estar dos tripulantes, e para isso as companhias reservam um lugar especial com camas para o melhor conforto de sua equipe, aliás, são eles que comandam toda a aeronave durante o voo e a parte humana mais importante dela.

Para isso o pessoal do Blog KLM investigou e anotou todos os pontos de suas aeronaves para divulgar ao público como os tripulantes conseguem descansar durante o voo.

Primeiramente o descanso dos tripulantes é obrigatório na Europa se a rota dura mais de 10,5 horas, isso é critério de segurança, por isso os voos de longa distância têm tripulantes a mais, uma equipe assume enquanto a outra está descansando.

O Gerente de operações de segurança da KLM, Richard Swart, é a pessoa perfeita para falar sobre o assunto, ele sabe tudo ligado sobre a segurança da aeronave a bordo, porque ele também é um assistente de cabine. Certamente é a pessoa ideal para responder diversas dúvidas sobre isso.

No Brasil esse quarto é conhecido entre os tripulantes como Sarcófago, então você poderá ver algumas vezes essa palavra durante o artigo.

 

Quantas aeronaves da KLM são equipadas com quartos?

ocr1
Foto – Blog KLM/Reprodução

A KLM tem quartos para tripulantes nos aviões Boeing 747, B777 e B787. Isto tem tudo a ver com as longas distâncias essas aeronaves voam e a duração dos voos. As companhias aéreas têm de cumprir regulamentos internos e de descanso. As regras de acordo coletivo de trabalho, que são baseados nestes regulamentos, estado que uma pessoa só pode trabalhar oito horas de cada vez.

Durante o voo a tripulação muda turnos para que todo mundo fique bastante descansado, e assim garantir a segurança a bordo.

 

Quais são as características desse local de descanso?

Local de descanso dos pilotos. Foto - Blog KLM/Reprodução
Local de descanso dos pilotos. Foto – Blog KLM/Reprodução

Há no máximo oito camas em um Sarcófago. A KLM também oferece pijamas e roupas de cama para os tripulantes. As camas (ou beliches) tem cerca de 70 cm de largura, tem duas luzes de leitura e cerca de 1,95 m de comprimento, o local é um pouco maior que isso, mas não muito. A localização do quarto é decidida pelo fabricante, em consulta com a companhia aérea. A Boeing costuma apresentar para a KLM as opções de onde escolher.

Os quartos em aeronave da KLM são geralmente em cima, acima da cabine de passageiros. Outras companhias aéreas podem optar por colocar as áreas de descanso na barriga da aeronave, nesse caso elas não são chamadas de Overhead Crew Rest, mas sim de Lower Crew Rest, o Airbus A340 é uma aeronave que comporta essa configuração abaixo da cabine. Os tripulantes de cabine e os pilotos tem locais de descanso separados, porque os seus horários de sono a bordo não coincidem.

 

Existe uma agenda de sono a bordo, então?

De fato. O comissário chefe elabora uma lista de dois turnos. A Lista está baseada na distribuição de trabalho a bordo durante o voo, geralmente os tripulantes de cabine dormem entre 1,5 e 3 horas no voo, dependendo do tempo que a rota é cumprida.

 

Você prefere dormir durante o primeiro ou segundo turno? – Richard Swart

Eu prefiro ir no primeiro. Eu realmente não gosto de acordar pouco antes da chegada, quando você tem que entregar o último serviço de bordo em alta velocidade. Este é geralmente o pequeno almoço dos passageiros. Demoro um pouco para colocar o meu rosto em forma depois de um sono, então eu prefiro muito mais o primeiro turno.

Curiosamente, eu também tenho um quarto favorito. No Boeing 777-300 os quartos estão na parte de trás perto da cauda. Este é o local onde você sente a aeronave em movimento, e esse balanço ajuda a dormir.

 

Todos, claro, perguntam-se. Há alguma coisa especial no OCR?

Romanticamente, você quer dizer? Não. Se você ver o espaço, você logo percebe que não há nada romântico por lá. Paz e sossego é padrão para o quarto dos tripulantes. Os colegas têm que ficar quietos como ratos quando eles entram e saem do espaço. Ocasionalmente, um piloto pode comunicar informações de voo no sistema de endereço público, quando se esquece de desligar os alto-falantes do sarcófago. Nesse caso o tripulante responsável é convidado a pagar uma rodada de chopp no destino.

 

Há alguns rituais em torno da mudança de turno?

Foto - Blog KLM/Reprodução
Foto – Blog KLM/Reprodução

Sempre existem pijamas da KLM para dormir, estes são obrigatórias, porque os membros da tripulação precisam serem reconhecíveis todas as vezes em caso de uma emergência.

Geralmente nós acordamos nossos colegas com muito carinho – uma xícara de chá, suco de fruta e uma toalha quente para limpar seu rosto.

 

E sobre a sua própria segurança? Você está dispensado de funções de segurança durante o seu descanso?

Há sempre os membros da tripulação suficiente a bordo para garantir a segurança. Ocasionalmente torna-se instável devido à turbulência. Cada beliche tem um cinto de segurança, assim como todos os assentos da aeronave. O cinto de segurança é sempre utilizado, mesmo quando o tripulante está dormindo.

 

 

Via – Blog KLM

About the author

Redação Aeroflap

Redação Aeroflap

Newsletter

[newsletter_signup_form id=1]

Facebook

Em busca de hotel?


Share This