A BH Airport, concessionária do Aeroporto Internacional de BH concluiu mais uma etapa importante do projeto de implantação do novo Terminal, ao receber, nesta sexta-feira (20), os primeiros passageiros de voos internacionais na nova área construída. A partir desta data, todos os voos internacionais operados no Aeroporto serão transferidos do Terminal 3 para o novo Terminal de Passageiros, inaugurado no início de dezembro de 2016.

A primeira operação ocorreu sem imprevistos. Os primeiros 153 passageiros do voo 991 da American Airlines, proveniente de Miami (EUA), que desembarcaram no novo Terminal se surpreenderam com a infraestrutura.

Foto – BH Airport/Reprodução

Para o diretor-presidente da BH Airport, Paulo Rangel, o início das operações internacionais no novo Terminal que é totalmente integrado irá possibilitar a conquista de um dos principais objetivos da BH Airport: a redução do tempo mínimo de conexão entre os voos domésticos e internacionais, atraindo cada vez mais voos e destinos.

Com a transferência, os passageiros que embarcarem em voos internacionais (voos diretos para destinos no exterior) passarão a fazer o check-in, o despacho de bagagens e a conferência de passaporte nas novas instalações do Aeroporto. O novo Terminal, ampliou em 60% a área para os passageiros e praticamente dobrou a capacidade do Aeroporto para 22 milhões de passageiros ao ano.

O novo Check-in internacional, denominado Check-in 3, oferece 20 posições para atendimento aos passageiros (com uso rotativo entre as companhias aéreas), cinco posições de raio-X para inspeção de segurança, dez guichês para conferência de passaportes pela Polícia Federal e três pontes de embarque específicas para processar os voos internacionais. No total, o Aeroporto Internacional de BH dispõe agora, com o novo Terminal, de 26 pontes de embarque.

Novo Check-in 3 do Aeroporto de Confins. Foto – BH Airport/Reprodução

A transferência dos voos internacionais para o novo Terminal vai ajudar a reduzir o tempo mínimo de conexão entre voos domésticos e internacionais. Ou seja, um passageiro proveniente de outra cidade em um voo doméstico poderá embarcar para um dos destinos internacionais que partem do Aeroporto Internacional de BH em um tempo inferior a uma hora.

O novo check-in internacional (check-in 3) está localizado no primeiro pavimento do novo Terminal e o acesso de veículos é feito por meio de um viaduto construído pela concessionária, que será aberto ao tráfego no dia 20 de janeiro. O novo Terminal do Aeroporto Internacional de BH está interligado à antiga área do Aeroporto.Os desembarques internacionais serão realizados pelo andar térreo.

Foto – BH Airport/Reprodução

A concessionária construiu dois novos estacionamentos próximos ao novo Terminal, com total de 1.304 vagas, sendo 1.019 no Estacionamento Econômico e 285 no Estacionamento Premium, para atender aos passageiros e usuários. Os passageiros que usarem o estacionamento do Terminal 3 até o dia 20 de janeiro devem estar atentos porque, ao desembarcarem no retorno de viagem, deverão se deslocar até lá para retirar o veículo. Dependendo do período de viagem, se embarcarem antes do dia 20, a sugestão é deixar o veículo no estacionamento mais próximo ao novo Terminal e usar o transfer até o Terminal 3.

As novas áreas de embarque e desembarque internacionais do Aeroporto continuarão sendo atendidas pelas linhas de ônibus executivos (Conexão Aeroporto) e intermunicipais, cujos pontos de embarque e desembarque permanecem no mesmo local, em frente à entrada principal do Aeroporto.

 

Confira abaixo o cronograma de transferência para o novo terminal internacional:

CHEGADAS

Companhia Aérea Destino Voo Transferência Horário
American Airlines Miami (EUA) AA 991 20/01 9h30
Copa Airlines Cidade do Panamá (Panamá) CM 765 21/01 1h30
TAP Lisboa (Portugal) TP 103 21/01 17h50

PARTIDAS

Companhia Aérea Destino Voo Transferência Horário
American Airlines Miami (EUA) AA 992 20/01 23h25
Copa Airlines Cidade do Panamá (Panamá) CM 764 21/01 2h30
TAP Lisboa (Portugal) TP 104 21/01 19h20

 

Via – BH Airport

COMPARTILHAR