Aeronaves News

Voou hoje o primeiro Boeing 787-10 Dreamliner

O novo Boeing 787-10 fez seu primeiro voo hoje (31/03) por volta das 10h30 (horário de Brasília), a aeronave decolou da Boeing em North Charlerston. A Boeing fez um evento na fábrica com convidados especiais e todos os funcionários que trabalham na família 787, ele tem aproximadamente 68,3 metros de comprimento, cerca de 5,5 metros a mais que o 787-9, e 11,5 metros a mais que o 787-8, o primeiro Dreamliner apresentado pela Boeing.

Foto – Boeing/Reprodução

Essa aeronave é capaz de transportar 330 passageiros em configuração típica da Boeing de 2 classes, o 787-9 transporta 290 passageiros com a mesma configuração já mencionada. 

A comunalidade de projeto do 787-10, permite que outras companhias aéreas que já utilizam o 787 consigam aproveitar os pilotos, comissários de bordo e mecânicos para as três variantes da família Dreamliner. A Boeing afirma que o 787-10 tem 95% de igualdade com outros aviões da mesma família, a companhia pode trabalhar com a mesma equipe para transportar de 240 a 330 passageiros.

Foto – Boeing/Reprodução

O 787-10 tem alterações no ar-condicionado, que agora tem 15% a mais de capacidade de refrigeração. Os motores também receberam um acréscimo de 5000 lbs de força, e mantém as duas opções, com o Rolls-Royce Trent 1000 e o GE GEnx-1B. A fuselagem logicamente foi alterada, juntamente com o trem de pouso que recebeu um novo mecanismo.

O primeiro 787-10 está equipado com motorização Rolls-Royce Trent 1000, além de manter o mesmo tamanho de asa dos seus irmãos menores, com 60,12 metros de envergadura. Nove companhias aéreas encomendaram 149 unidades do 787-10, a cliente de lançamento é a Singapore Airlines, que receberá a primeira unidade no primeiro semestre de 2018.

O lançamento oficial do 787-10 em 2013 também chocou com a apresentação do primeiro A350-900XWB, o seu tradicional concorrente nesta faixa de assentos. A Boeing colocará o 787-10 em serviço após produzir mais de 500 unidades da família 787 e três anos após o A350-900XWB entrar em serviço de voos comerciais.

Foto – Boeing/Reprodução

As primeiras encomendas só foram consolidadas em 2013, depois do 787 já ter entrado em serviço, a Singapore Airlines se comprometeu com uma encomenda de 30 aeronaves, desde que a Boeing entregasse o 787-10 a partir de 2018. Durante a Paris Air Show de 2013 a Boeing lançou oficialmente o 787-10 com 102 encomendas na carteira de pedidos.

A Emirates, que é uma grande cliente da Boeing, planeja encomendar 100 unidades do 787-10, a companhia até hoje não realizou essa encomenda, e nem realizará tão em breve apesar de haver a intenção.

 

Veja abaixo um vídeo do primeiro voo do Boeing 787-10:

 

About the author

Redação Aeroflap

Redação Aeroflap

Newsletter

[newsletter_signup_form id=1]

Facebook

App recomendado

Share This