O primeiro Boeing 777-300ER a passar pelo processo de conversão em cargueiro, realizou no final da última semana seu primeiro voo de teste. A empresa de engenharia e serviços aeronáuticos Israel Aerospace Industries (IAI) foi a responsável a realizar a conversão do gigante avião.
O primeiro Boeing 777-300ER convertido será entregue para a empresa AerCap que fará o leasing do avião para a Kalitta Air, sendo a primeira companhia aérea a operar o modelo. Sob a nomenclatura 777-300ERSF(Extended Range Special Freighter ou em português ‘Cargueiro Especial de Alcance Estendido), o novo cargueiro já conta com mais de 60 pedidos.
IAI has successfully concluded the 1st flight of a B777-300ER passenger aircraft after converting this to a cargo configuration for AerCap
On conclusion of the certification process by the Civil Aviation Authorities, The Big Twin will be the 1st twin engine aircraft of this type pic.twitter.com/7Bk3xUprLt
— Israel Aerospace Industries (@ILAerospaceIAI) March 24, 2023
O voo que partiu de Tel Aviv em Israel sob análises da IAI, o Boeing 777-300ERSF voo por pouco mais de duas horas sobre o mar mediterrâneo a uma altitude limitada a 20 mil pés. O cargueiro voltou e pousou em segurança após seu primeiro voo de teste.
O novo cargueiro é a grande aposta para o mercado, aproveitando da história já bem-sucedida voando como passageiros e também da confiabilidade que o programa Boeing 777 apresenta.
O Boeing 777-300ERSF irá oferecer uma capacidade 25% maior em relação ao cargueiro 777F que utiliza como base a variante -200LR. A conversão do Boeing 777-300ER também vai permitir o transporte de 101,6 toneladas de carga útil, queimando 21% menos combustível que o Boeing 747F.
Veja também:
- Com novas rotas para Belo Horizonte e Manaus, Avianca chega a quatro destinos em voos diretos para o Brasil
- GOL volta a operar com jatos Boeing 737 no Aeroporto da Zona da Mata (MG)
- GOL terá um voo a cada quatro minutos decolando ou pousando em Congonhas
As companhias aéreas aguardam ansiosamente pela entrada em operação do modelo, que segundo a IAI já está nos estágios finais para ser certificado. Se tudo continuar indo bem, a Kallita Air, que será a cliente lançadora do Boeing 777-300ERSF, vai receber seu primeiro avião ainda no primeiro semestre deste ano.
O programa de conversão do B777-300ER sofreu um atraso de quase um ano, em razão da falta de suprimentos que foram atrasados pelos fornecedores. A IAI adiciona mais um modelo ao seu portfólio de serviços que já conta com modelos norte-americanos como o 737-700/800, 747-400 e o 767-200/300.
Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.