A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA – International Air Transport Association) anunciou os resultados de 2019 dos mercados globais de transporte aéreo de carga, mostrando que a demanda, medida em toneladas de carga por quilômetro (FTKs), caiu 3,3% em relação a 2018, e que a capacidade — toneladas de carga disponível por quilômetro (AFTK) — aumentou 2,1%. Este foi o primeiro ano de queda nos volumes de transporte de carga desde 2012 e o desempenho mais fraco desde a crise financeira global em 2009 (quando o mercado de carga aérea apresentou queda de 9,7%).
Em dezembro, os volumes de carga aérea tiveram redução de 2,7% em relação ao ano anterior, enquanto a capacidade aumentou 2,8%.
O desempenho do transporte aéreo de carga em 2019 foi prejudicado pelo fraco crescimento de apenas 0,9% do comércio global. Esse resultado negativo do setor também se deve, em particular, à desaceleração do crescimento do PIB nas economias com atividade intensa de manufatura. A confiança menor de consumidores e empresas e a queda nos pedidos de exportação contribuíram para aumentar os desafios do transporte aéreo de carga.
Há sinais de melhoria na confiança e no volume de transações em 2020. Ainda é muito cedo para dizer quais serão os efeitos de longo prazo causados pelo impacto das restrições associadas ao combate ao surto do coronavírus.
Desempenho por região
Todos os mercados, exceto a África, sofreram queda de volume em 2019. A região Ásia-Pacífico manteve a maior parte dos FTKs, 34,6%. A participação no transporte aéreo de carga teve aumento modesto na América do Norte e Europa, atingindo 24,2% e 23,7%, respectivamente. A participação no transporte aéreo de carga da região do Oriente Médio se manteve estável em 13%. A África e a América Latina apresentaram aumento pequeno de suas participações, atingindo 1,8% e 2,8%, respectivamente.
As companhias aéreas da Ásia-Pacífico apresentaram em dezembro queda de 3,5% na demanda em relação ao mesmo período do ano passado. A capacidade aumentou 2,8%. Em 2019, os volumes tiveram queda de 5,7%, a maior entre todas as regiões, enquanto a capacidade aumentou 1,1%. Como principal região de manufatura do mundo, as tensões no comércio internacional e a desaceleração do crescimento global tiveram impacto negativo significativo nos volumes regionais de frete aéreo em 2019. Destaque para o baixo resultado dos índices de FTK da Ásia (queda de 8% em relação ao ano anterior).
As companhias aéreas da América do Norte apresentaram queda de 3,4% nos volumes em dezembro de 2019, enquanto a capacidade aumentou 2,1%. No total de 2019, o volume de carga da região diminuiu 1,5% e a capacidade teve aumento de 1,6%. As tensões comerciais e o ritmo mais fraco da atividade econômica dos Estados Unidos no final do ano foram fatores que colaboraram para o declínio. A queda de 5,6% nos volumes internacionais em dezembro de 2019 em relação ao ano anterior foi o resultado de crescimento mensal mais fraco da região desde o início de 2016.
As companhias aéreas da Europa apresentaram queda de 1,1% na demanda de transporte aéreo de carga em dezembro de 2019 em relação ao ano mesmo período do ano anterior, com aumento de capacidade de 4,9%. A queda em dezembro mostra como foi o desempenho de 2019 como um todo, quando houve queda de 1,8% nos volumes de carga, mas a capacidade aumentou 3,4%. O ritmo mais lento, inclusive na economia alemã, com intensa atividade de manufatura, e a incerteza contínua sobre o Brexit contribuíram para esse resultado em 2019, que em termos de volume de carga internacional, foi o mais fraco desde 2012.
As companhias aéreas do Oriente Médio apresentaram queda de 3,4% no transporte aéreo de carga em dezembro de 2019 em relação a dezembro de 2018, com aumento de apenas 1,9% da capacidade, o menor entre todas as regiões. Isso contribuiu para o resultado anual de queda de 4,8% na demanda em 2019, o segundo maior declínio na taxa de crescimento entre todas as regiões. A capacidade anual aumentou apenas 0,7%. A interrupção nas cadeias de suprimento globais, o fraco comércio global e a reestruturação das companhias aéreas na região foram os principais fatores que levaram a esse resultado mais fraco do transporte aéreo de carga.
As companhias aéreas da América Latina sofreram queda de 5,3% na demanda de dezembro de 2019, a maior entre todas as regiões. A região também foi a única a apresentar redução de capacidade (-3,1%). Embora a região tenha apresentado o segundo melhor desempenho do ano de 2019, com queda de volumes de apenas 0,4%, os movimentos sociais e as dificuldades econômicas em vários países importantes da região levaram ao pior resultado de FTK internacional desde 2015. A capacidade anual aumentou 4,7%.
Notas aos editores:
• A IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo) representa cerca de 290 companhias aéreas, que representam 82% do território aéreo global.
• Siga a IATA no Twitter twitter.com/iata e veja anúncios, posicionamentos e outras informações úteis sobre o setor.
• Significados dos termos de medição:
o FTK: toneladas de carga por quilômetro, que mede o transporte de carga real.
o AFTK: toneladas de carga disponível por quilômetro, que mede a capacidade de carga total disponível.
o FLF: taxa de ocupação de carga, percentagem do valor de AFTK utilizado.
• Os dados estatísticos da IATA se referem ao transporte aéreo de carga doméstico e internacional programado das companhias aéreas membros ou não membros da IATA.
• Participações no mercado de transporte de carga por região em termos de FTK: Ásia-Pacífico 35,4%, Europa 23,3%, América do Norte 23,8%, Oriente Médio 13,2%, América Latina 2,7%, África 1,6%.
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