Advertisement

CLA recebe mestrandos na área aeroespacial

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) recebeu, na última sexta-feira (07/07), estudantes e professores da primeira turma do Mestrado Profissional em Engenharia da Computação e Sistemas, especialização voltada para Sistemas Computacionais aplicados à Engenharia Aeroespacial, realizado pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). O objetivo foi apresentar informações da organização militar da Força Aérea Brasileira (FAB), situada no estado do Maranhão e responsável pelo lançamento e rastreio de engenhos aeroespaciais, que apóia a pós-graduação no desenvolvimento das dissertações de mestrado.

A comitiva foi recepcionada pelo Diretor do CLA, Coronel Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti, que realizou uma apresentação institucional abordando o histórico das atividades espaciais no Brasil, a estrutura do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), infraestrutura atualmente disponível, últimos avanços implementados, operações realizadas e as operações futuras do CLA, bem como os benefícios trazidos à comunidade local e ao Brasil.

Na sequência, os estudantes conheceram o Centro de Tratamento de Dados e Localização (CTDL), onde é realizado o processamento de informações referentes à trajetória dos foguetes; o Centro de Controle, local que coordena as atividades de lançamento; e as estações de Telemedidas (coleta de dados via telemetria), Meteorologia (levantamento de informações meteorológicas) e Radar Adour (rastreio dos veículos durante voo).

No Setor de Preparação e Lançamento (SPL), os mestrandos puderam conhecer o Prédio de Preparação de Propulsores (PPP), onde acompanharam a estrutura de funcionamento dos Foguetes de Treinamento Básico (FTB) e Treinamento Intermediário (FTI), os veículos lançados com maior frequência no CLA e operados pela equipe técnica do Centro com objetivo de manter a operacionalidade de sistemas e equipamentos, bem como o treinamento constante dos profissionais do Centro envolvidos com as atividades de lançamento.

A visita foi encerrada na Torre Móvel de Integração (TMI), plataforma de lançamento do principal foguete de fabricação nacional, o Veículo Lançador de Satélites (VLS), futuramente do Veículo Lançador de Microssatélites (VLM), onde estudantes e professores puderam observar de perto a torre de lançamento que foi totalmente automatizada, após passar por processo de modernização estrutural.

“A visita foi de grande importância para que pudéssemos conhecer in loco o que seria um centro de lançamento, tanto em termos tecnológicos quanto de conhecimentos, o que vai nos permitir abrir um novo universo para o rumo de nossas pesquisas, que poderão ser direcionadas para soluções de alguns problemas do CLA”, aponta Igor Caetano, um dos 22 alunos do mestrado presentes.

 

Mestrado na área Aeroespacial 

A pós-graduação iniciada no último mês de março conta com 25 alunos aprovados, após seleção prévia. É ministrada por professores da UEMA e do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em regime presencial ou semipresencial e possibilita a realização de estágios de curta duração no CLA.

A duração do Mestrado é de 24 meses, período exigido para obtenção de 48 créditos com disciplinas, seminários de acompanhamento, exame de qualificação, publicação técnica, atividades extracurriculares, proficiência em língua inglesa e dissertação. Para conclusão do curso, os estudantes realizarão pesquisa culminando com a elaboração e defesa de uma dissertação de mestrado, abordando um tema de interesse, preferencialmente, de acordo com a necessidade do CLA e da área aeroespacial.

 

Via – Força Aérea Brasileira

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Aeroflap

Autor: Aeroflap

Categorias: Espacial, Notícias