Ops! Perdemos o compasso, mas não fique preocupado, hoje (15/08) é o último dia para você mandar uma mensagem para a sonda Voyager 1, e esse é um motivo especial, está chegando a hora de comemorar os 40 anos da viagem das sondas Voyager pelo espaço.

Com um poder de computação para lá de bem defasado, as sondas Voyager ajudaram os humanos na compreensão dos nossos planetas, vendo de perto astros como Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e plutão (vou colocar minúsculo por causa do tamanho :D).

A qualidade de imagem não era uma coisa estrondosa, a transmissão de dados para a Terra continua péssima, com a grande distância da nave, mas mesmo com essas condições as duas sondas Voyager estão firme e forte, trabalhando no pior ambiente há 40 anos. Inteligência Artificial já existia em 1977, as sondas são capazes de identificar e corrigir os próprios problemas, evitando uma comunicação com a Terra.

Mas enfim, para participar da promoção você precisará postar uma mensagem através do Twitter, Instagram, Facebook, Google+ ou Tumblr, essa mensagem pode conter apenas 60 caracteres, incluindo letras de A-Z, números, espaços e pontuação. A mensagem deve estar com a tag #MessageToVoyager, para a NASA identificar sua postagem.

As mensagens postadas até 23h59 do horário GMT serão contabilizadas pela NASA, que então escolherá a melhor através de uma votação pública em seu site.

 

A transmissão

Foto – NASA

A mensagem vencedora será transmitida da Terra para a Voyager no dia 5 de setembro deste ano. Depois de viajar mais de 20 bilhões de quilômetros, o que na velocidade da luz resulta em umas 19 horas corridas, a sonda receberá a sua mensagem.

Mas na verdade não receberá, pois a sonda não consegue detectar sua mensagem, e mesmo que pudesse com 70 kb de memória total não há muito o que fazer com os 60 caracteres, que podem resultar em 1 kb, se você não otimizar o código.

 

Será que nossa equipe também pode enviar uma mensagem para a Voyager?

Não deixe de ver o artigo especial que lançaremos sobre a missão Voyager entre esta terça-feira e amanhã.

01 de agostoComeço do envio de mensagens com a tag #MessageToVoyager
15 de agostoÚltimo dia para enviar as mensagens para a Voyager
23 de agostoAbertura da votação pública
29 de agostoFechamento da votação pública
5 de setembroTransmissão da mensagem para a Voyager
6 de setembroA mensagem chega no espaço interestelar nas proximidades da Voyager 1