Esse é o MUTT (X-56A), o “drone” de baixo custo da NASA.

E sim, a NASA não investe só em caríssimos sistemas e somente na parte aeroespacial, deem um bem vindo a MUTT, é nada mais nada menos que um drone (por eles remotely piloted aerial vehicle) desenvolvido para testar tecnologias de baixo custo, então ele é feito em uma plataforma modular (que permite maiores alterações), de baixo custo sem deixar de ser extremamente flexível e leve. Os esforços desenvolvidos pela equipe de teste foram capaz de levar o X-56A atingir uma altitude de 4.000 metros acima do nível do mar.  Vale ressaltar a parte da colaboração da Lockheed Martin no projeto.

Seu primeiro voo foi dia 9 de abril (bem recentemente), na Base da Força Aérea de Edwards, e durou apenas 20 minutos, bem curto mas suficiente para a checagem de serviços básicos de voo e do envelope necessário para fazer seu pré-voo (algo como check de sistemas e planejamento).

ed15-0104-78

ed15-0104-60_crop

ed15-0104-46

Massa é as turbininhas JetCat P-400, ao custo de 10 mil euros praticamente  e deve fazer aquele zunido beeeeem agudo. Tem uns aproximados 116,4 KW de desempenho, algo perto de um motor 2.0 turbo atual, com 40,27kgfm. O consumo da turbina varia de 200ml/m em Idle e 1200ml/m em full. O peso de cada? Ria , 3 kilos e meio.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 


Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap