Tipos de asa e sua aerodinâmica – Diedro

por '@pedro

Acho que antes de se aprofundar mais nos tipos de perfis é importante explicar também uma coisa que percebemos bastante no dia a dia, principalmente quando ficamos frente a frente a uma aeronave.

O assunto no geral é o diedro, que nada mais é que o ângulo de inclinação da asa em relação a um plano horizontal, esse ângulo pode tanto ser positivo como negativo.

Quanto ao comportamento podemos ter 3 tipos de comportamentos possíveis, graça aos tipos de configuração para o ângulo da asa, entre eles o positivo (como já foi dito), o negativo e o neutro que também é conhecido como asa reta.

Um diedro caracterizado por ângulo positivo tem como influência no comportamento a estabilidade lateral da aeronave, graças a teoria do autonivelamento. Ok, mas e como isso influencia no voo?

Basicamente quando a aeronave está nivelada a força lateral de sustentação e a que empurra a aeronave para cima estão agindo por igual, quando há alguma mudança na angulação as forças já começam a agir de maneira diferente, sendo que a asa que se aproxima do ângulo zero em relação ao plano horizontal geral um torque na fuselagem que a faz voltar a posição normal de voo planado. Isso tudo como foi explicado é conhecido como voo estável, onde a aeronave sempre tende voltar à neutralidade, mas e como é a configuração instável?

Quando o diedro tem ângulo de inclinação negativo ele se torna instável, porque o torque que antes agia para nivelar as asas agora age para piorar o efeito de rolagem, ou seja, se você está fazendo uma curva para direita a tendência da aeronave é piorar ainda mais a angulação da asa para a direita, mesmo que você solte os comandos no manche e deixe os airlerons sem realizar nenhuma ação, isso porque a força de torque que no diedro positivo seria utilizado para compensar e nivelar a aeronave, no diedro negativo ela age de forma intensificar a manobra a qual você está fazendo.

Quando a asa é reta ela é indiferente ao movimento que você realiza, se a curva é para a direita a aeronave tenderá a ficar naquela inclinação a não ser que algo tire ela de seu movimento (como um vento por exemplo).

“Ok, eu estou montando um aeromodelo aqui, mas como eu calculo o ângulo de inclinação da asa?”

Isso é fácil, na trigonometria temos uma relação que diz, o seno de tal ângulo é igual ao cateto oposto dividido pela hipotenusa, como na imagem abaixo.

Explica bem o cálculo usando modelo de asa baixa.

Depois disso é só procurar o ângulo na tabela que está abaixo também, ela te ajudará a perceber o quão suave ou não suave é essa inclinação.

Temos ainda as aeronaves que tem os dois tipos, tanto um diedro negativo como um positivo, como uma aeronave que tem essa configuração está o Corsair.

Também pode ter a combinação de asa reta e com diedro, tanto positivo como negativo.

 

Aeronaves com diedro positivo

Diedro positivo de um 787

Boeing 787

Airbus A380

Cessna 172

 

Aeronaves com diedro negativo

Diedro negativo de um Boeing C-17.

Antonov 225

Boeing C-17

Embraer KC390

 

Aeronaves com Asa Reta

Asa reta de um Gripen.

MD80

SAAB Gripen

 

Aeronaves polidiedro

Corsair – Visivelmente tem 2 diedros

Corsair

Observações sobre o uso:

Normalmente em aeronaves de asa baixa ou média é utilizado o ângulo de diedro positivo, pois o mesmo contribui sensivelmente para aumentar a estabilidade lateral da aeronave. Aeronaves de asa alta também podem possuir diedro, porém em muitos casos não é necessário, pois como o CG da aeronave se encontra localizado abaixo da asa, a própria configuração de fixação na fuselagem já proporciona estabilidade à aeronave.

Ângulos de diedro negativo são utilizados em poucos casos e geralmente em aeronaves de asa alta quando a mesma é muito estável como forma de melhorar a controlabilidade da mesma. Não se aconselha o uso de diedro negativo em aeronaves de asa baixa, pois pode ocasionar em uma perda de estabilidade lateral da mesma.

Autor: Pedro Viana

Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Categorias: Aeronaves, Artigos, Artigos, Militar, Não categorizado

Tags: asa, Diedro, Tipos de asa

Sair da versão mobile