Foto: © Skippyscage via Scramble Magazine.

Um Embraer/Sierra Nevada Corporation A-29B Super Tucano da Força Aérea dos EUA (USAF) foi flagrado no Centennial Airport em Denver, no estado americano do Colorado. O registro foi feito pelo fotógrafo Skippyscage

A aeronave de matrícula 20-2102 foi registrada ontem (23). De acordo com a Scramble Magazineoutro A-29B Super Tucano matrícula 20-2101 também foi registrado.

O portal também afirma que a USAF adquiriu três Super Tucanos e que os modelos serão repassados ao 6º Esquadrão de Operações Especiais sediado em Duke Field, Flórida. 

Os A-29 são montados nos EUA pela Sierra Nevada Corporation, uma parceira da Embraer. As aeronaves serão usadas no programa Combat Aviation Advisor (CAA) da USAF.

Os militares desse programa treinam e assessoram parceiros militares dos EUA. Esse tipo de missão vai além do treinamento básico, já que os membros do CAA recebem autorização para voar e combater nas aeronaves dos países parceiros. 

Foto: © Skippyscage.

“Nós integramos, incorporamos. Vivemos no seu esquadrão. Nossa abordagem é duradoura e integrada para garantir que eles realmente incorporem esta técnica, missão ou equipamento em como fazem negócios.” disse o Tenente-Coronel Steve Hreczkosij, vice-diretor de operações do assessor aéreo do Comando de Operações Especiais da USAF ao Military.com.

Recentemente a USAF recebeu seu primeiro AT-6E Wolverine, concorrente direto do Super Tucano brasileiro. A aeronave será empregada no desenvolvimento do projeto AEROnet. 

O AT-6E recebeu uma pintura que lembra o esquema Europe One, novamente em uma forma de “relembrar o passado.”

Ao que tudo indica, a pintura do A-29B da USAF é inspirada na mesma aplicada nos P-51A Mustang do 1º Grupamento Aéreo de Comandos (1st Air Commando Group), que operou na Birmânia (atual Myanmar) durante a Segunda Guerra Mundial.

Imagem via redes sociais.

O grupo tem suas origens no 5318th Provisional Air Unit. O 1st Air Commando Group realizava missões de apoio e cobertura aérea para os Chindits, unidades de operações especiais dos exércitos da Índia e da Grã-Bretanha que operavam majoritariamente atrás das linhas inimigas, lutando contra o Japão. 

O 6º Esquadrão de Operações Especiais foi criado na Segunda Guerra Mundial como 6th Fighter Squadron, Commando, subordinado diretamente ao 1st Air Commando Group.

Isso mostra que, além de ser bela, a pintura aplicada ao A-29B Super Tucano carrega toda uma linhagem histórica consigo. 

 

Agradecimentos aos amigos Rafael Dinelli e Raphael Furini na construção da matéria.