A companhia mais antigas do mundo, a KLM comemora 98 anos

KLM
Foto - KLM

A KLM comemorou, na última sexta-feira, dia 6 de outubro, seu 98º aniversário. Para marcar a ocasião, a companhia adicionou uma nova miniatura das casinhas Delft Blue à sua crescente coleção. Este ano, a escolhida para ser retratada foi a casa da família do pioneiro da aviação Anthony Fokker, em Haarlem.

A 98ª casinha foi apresentada em um evento comemorativo na Igreja St. Bavo, que fica na mesma cidade da casa de verdade. Pieter Elbers, presidente e CEO da KLM, apresentou oficialmente a primeira cópia da nova miniatura para Jos Wienen, prefeito de Haarlem.

Foto – KLM

“Estou muito satisfeito com a casa que escolhemos para a 98ª miniatura Delft Blue da KLM. A Casa Fokker celebra a conexão duradoura da companhia aérea com essa incrível marca holandesa. Nós daremos um carinhoso adeus à nossa última aeronave Fokker este ano, tornando essa representação ainda mais especial”, disse ele.

 

Anthony Fokker, pioneiro da aviação

Foto – KLM

A casa da família Fokker em Haarlem fica na Kleine Houtweg (na época, no número 41, e agora no número 65). Acredita-se que a casa data de 1791, mas a réplica da KLM é baseada na casa atual, a do número 65, que foi o lar do pioneiro da aviação e fabricante de aeronaves Anthony Fokker em sua infância.

Seu lar era o sótão na parte da frente da casa, no segundo andar, que tinha vista para um parque. Durante os anos 1920, Anthony Fokker se tornou um dos principais fabricantes de aeronaves do mundo, com fábricas na Holanda e nos Estados Unidos.

 

Adeus à frota Fokker da KLM

Foto – KLM

A KLM aposentará seu último avião Fokker no final de outubro de 2017. A partida do derradeiro Fokker 70 marca o fim de aviões holandeses em sua na frota, assim como o fim da parceria histórica de 97 anos entre a companhia aérea e a Fokker.

A companhia aérea holandesa focará suas operações dentro da Europa com aeronaves da brasileira Embraer.

 

História das miniaturas da KLM

As primeiras miniaturas Delft Blue foram apresentadas pela KLM a seus passageiros nos anos 1950. As casas eram réplicas de edifícios únicos na Holanda. Desde 1994, a coleção mantém o ritmo do aniversário da companhia aérea, com um novo modelo sendo apresentada a cada ano, no dia 7 de outubro. As casinhas são entregues aos passageiros que viajam na World Business Class em voos intercontinentais, e são engarrafadas com o conhecido gin holandês Bols.

Veja o vídeo da série “Intern on a Mission” sobre a linha de produção das casinhas Delft Blue (em holandês com legendas em inglês).

KLM no Brasil

A KLM opera 13 frequências semanais partindo de São Paulo (7 voos semanais) e Rio de Janeiro (6 voos semanais) direto para o Aeroporto Schiphol, em Amsterdã. Em 2018 a KLM também operará voos para Fortaleza, no Ceará.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.