A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) apresentou hoje (10/04) ações da aviação civil para o desenvolvimento do turismo e do país durante reunião da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo (Frentur).

O encontro aconteceu em Brasília com ampla presença de parlamentares, autoridades locais e representantes das companhias aéreas.

O presidente da Frentur, o deputado federal Herculano Passos (MDB-SP), agradeceu a o apoio da ABEAR e valorizou a presença em peso dos parlamentares. Ele disse estar contente com os trabalhos da Frente e com a atuação dos novos membros. “O Brasil pela sua extensão precisa ampliar sua malha aérea e estamos trabalhando junto com as companhias aéreas para isso”.

O presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz, apresentou o atual cenário da aviação civil e destacou o que ele chamou de “grande agenda do turismo e do Brasil”: a retomada do crescimento econômico. “Vivemos de 2002 a 2014 um momento auspicioso da aviação. Temos 16 milhões de assentos disponíveis e agora precisamos criar um ambiente capaz de melhorar a competitividade nacional. Todos queremos superar a crise e fazer uma nova virada, vamos contribuir com o desenvolvimento do Brasil”.

De acordo com Sanovicz, a aviação regional, tema de interesse da Frentur, é uma questão ligada à demanda, custo e infraestrutura. Por isso, acrescenta ele, a necessidade de construir políticas públicas e investir na infraestrutura básica, destacando o modelo de concessões que gerou outro patamar para a aviação civil.

O presidente da ABEAR citou, ainda, a revisão de tributos estaduais, como foi feito em Pernambuco, Ceará e Distrito Federal, que viabilizou a criação de novos voos e o fomento à cadeia da aviação e do turismo nas respectivas regiões.

Também presente ao encontro, o ministro do Turismo, Marcelo Alves, se mostrou entusiasmado com o Congresso Nacional, reconhecendo a importância do turismo no Brasil, que tem potencial de crescimento duas vezes e meia maior que a do país. “Vejo na ABEAR uma grande parceira para que o turismo possa avançar e, mais do que isso, para que a população possa se transportar com agilidade e competitividade”, disse.

O deputado federal Felipe Carreras (PSB-PE) compartilhou a experiência bem sucedida de Pernambuco, onde obteve resultados positivos ao centrar esforços para criar um ambiente favorável ao setor aéreo.

“Sabemos da importância do transporte e me coloco como parceiro para buscamos a integração entre os diversos modais em todo o país”, afirmou, por sua vez, o senador Wellington Fagundes (PR-MT).

Já o deputado Nilton Cardoso (MDB-MG) elogiou a abertura e interesse da ABEAR ao diálogo. “Vamos juntos encontrar soluções do setor aéreo para possibilitar o crescimento do turismo”, afirmou.

Também estiveram presentes o presidente interino da Embratur, Leônidas Oliveira, o senador Izalci Lucas, 22 deputados, além de secretários estaduais de turismo.

 

Via – ABEAR