Curação Aeroporto América Latina
Foto: Aeroportos do Mundo

A Airports Council International (ACI) anunciou hoje os vencedores deste ano dos prêmios Airport Service Quality (ASQ). Os prêmios destacam os melhores aeroportos do mundo de acordo com a opinião de seus passageiros.

A pandemia da Covid-19 teve grande impacto no tráfego global de passageiros em 2020, além de alterar as percepções e expectativas dos clientes em relação à experiência aeroportuária.

Com base nas novas perguntas relacionadas às medidas de higiene, adicionadas ao questionário da pesquisa, ACI lançou um novo prêmio:

“Melhores Medidas de Higiene por Região”. Há dois vencedores inaugurais de “Melhores Medidas de Higiene” na América Latina e no Caribe.

Este prêmio dá aos aeroportos a possibilidade de aferir a percepção dos passageiros em relação às novas medidas de higiene e reconhece o sucesso dos aeroportos em atender à intensa demanda por higiene. A nova categoria também complementa o programa de Credenciamento Sanitário de Aeroportos da ACI ( Airport Health Accreditation Programme -AHA), lançado no ano passado, que já credenciou mais de 275 aeroportos.

Apesar do desafio de coletar respostas para a pesquisa de embarques em 2020, os aeroportos da América Latina e do Caribe conseguiram reunir dados ao longo do ano, e a nova categoria Higiene permitiu-lhes medir a experiência do cliente com a segurança e higiene, cruciais durante esse período.

“Tenho o prazer de parabenizar os aeroportos vencedores da América Latina e do Caribe pelo sucesso no Airport Service Quality Awards (ASQ), que representam o reconhecimento máximo para os operadores aeroportuários em todo o mundo e ressaltam a excelência na experiência do cliente. Os clientes se manifestaram e reconheceram os esforços bem-sucedidos dos aeroportos para oferecer uma melhor experiência ao cliente em circunstâncias muito difíceis durante a pandemia.” afirmou o diretor-geral da ACI-LAC, Dr. Rafael Echevarne.

Aeroportos premiados na América Latina e no Caribe:

  • Aeroporto Internacional de Curaçao – Curaçao, Antilhas Holandesas
  • Aeroporto Internacional Daniel Oduber Quirós – Libéria, Costa Rica
  • Aeroporto Internacional José Joaquín de Olmedo – Guayaquil, Equador
  • Aeroporto Internacional de Punta Cana – Punta Cana, República Dominicana
  • Aeroporto Internacional de Quito – Quito, Equador

Os prêmios ASQ são patrocinados pela empresa de tecnologia de viagens Amadeus e, este ano, 108 prêmios foram concedidos a 89 aeroportos em todo o mundo. O programa Airport Service Quality (ASQ) é o principal programa de medição e avaliação da experiência dos passageiros nos aeroportos do mundo todo.

O programa ASQ Departures mede a satisfação dos passageiros a partir de 34 indicadores-chave de desempenho. Mais da metade dos viajantes do mundo passa por um aeroporto ASQ.

A ACI adaptou o rigoroso processo de controle de qualidade do programa de prêmios ASQ para garantir que a avaliação comparativa e os resultados das pesquisas ASQ se mantivessem no máximo nível de qualidade durante a pandemia da Covid-19.

 

Via: ACI – Airports Council International