Aeroporto Dubai
457/5000 Quando concluídos, os concursos poderão lidar com 100 aeronaves widebody cada. Foto: Aeroportos de Dubai.

O Conselho Internacional de Aeroportos (Airports Council International /ACI World) publicou hoje (02) orientações atualizadas para aeroportos com o objetivo de apoiar a recuperação da pandemia da Covid-19 e seu impacto nas operações.

Uma vez que a indústria se organiza para viver uma recuperação de longo prazo, a terceira edição do Airport Operations Business Restart and Recovery foi rebatizada como Airport Operations and Covid-19: Business Recovery.

ACI não apenas atualizou suas orientações sobre as medidas práticas e eficientes de saúde e medidas operacionais que podem ser introduzidas no suporte a uma viagem segura, como também ampliou as orientações para incluir informações sobre certificados de saúde e vacinação, bem como a gestão de risco no retorno às operações, com foco particular em fatores humanos durante a retomada.

“Nos últimos 15 meses, ACI trabalhou com governos, organizações internacionais e parceiros da indústria para encaminhar as demandas do setor  da aviação, em um esforço de mitigar os efeitos da pandemia e trazer de volta a prosperidade e dinâmico dos negócios”, afirmou o diretor-geral de ACI World, Luís Felipe de Oliveira.

“Os aeroportos têm demonstrado resiliência e habilidade consideráveis no desenvolvimento de procedimentos para ajudar os passageiros a se sentirem protegidos, e ACI promove os interesses dos aeroportos na comunidade global, que vai muito além da aviação.”

“O Programa de Credenciamento de Saúde Aeroportuária da ACI (ACI Airports Health Accreditation) é um exemplo claro do nosso compromisso compartilhado de priorizar a saúde, a segurança e a experiência do cliente nesta trajetória de retomada “, completou.

A ACI World espera que o retorno aos negócios da indústria ocorra em fases:

  1. (Fase atual) Recuperação de viagens domésticas principalmente, com

lento aumento no volume de passageiros.

  1. Aumento gradual da capacidade com base na demanda de passageiros.
  2. Retorno ao volume normal de passageiros.

“Com o avanço da vacinação em todo o mundo e o afrouxamento das restrições às viagens, chegou a hora da recuperação dos negócios aeroportuários”, disse Luís Felipe de Oliveira.

“As orientações atualizadas ajudarão os aeroportos a aproveitar o momento. Elas abrangem todos os aspectos da gestão e operação aeroportuária para ajudar os operadores a escolher e implementar medidas que possam ser apropriadas de acordo com as circunstâncias locais.”

“ACI continua defendendo a importância do apoio e assistência às políticas governamentais para buscar uma abordagem coordenada e baseada nos riscos, combinando testes e vacinação para promover viagens quando a situação epidemiológica permitir.”

A terceira edição desta publicação foi patrocinada pela Honeywell, que contribuiu com novos capítulos sobre soluções tecnológicas para aeroportos saudáveis.

No início deste ano, a Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) publicou uma orientação atualizada, para a qual ACI deu sua contribuição, ajudando a garantir o alinhamento global.

A Força-Tarefa de Recuperação de Aviação do Conselho da ICAO publicou então suas recomendações de política aos governos, o Documento de Orientação de Decolagem e o Manual sobre Testes Transfronteiriços e Gestão de Risco.

 

 

Via: ACI World

DEIXE UMA RESPOSTA