Acidente com caça F-4 Phantom na Coreia do Sul

Caça F-4E Phantom II ROKAF Coreia do Sul Acidente
Caça F-4E da ROKAF caiu nas águas do Mar Amarelo. Foto: ROKAF.

A Força Aérea da Coreia do Sul (ROKAF) perdeu um de seus clássicos caças F-4E Phantom II em um acidente nesta sexta-feira (12). A aeronave pegou fogo em voo e caiu no Mar Amarelo. Os dois tripulantes ejetaram. 

O jato da década de 1970 estava voltando à Base Aérea de Suwon, distante 40 km ao sul da capital Seul, quando os tripulantes (piloto e operador de radar) detectaram um incêndio em um dos motores.

Eles direcionaram o avião para o mar e ejetaram. O F-4 caiu nas águas do Mar Amarelo, a 9 quilômetros ao sul do porto de Jeongok em Hwaseong, por volta de 12h20. Cabe destacar que a maioria dos manuais aponta a ejeção como obrigatória em casos de fogo a bordo. 

Foto: ROKAF.

Segundo a ROKAF, os dois militares foram resgatados e levados a um centro médico da Força Aérea em Cheongju, 112 km ao sul de Seul. Ambos apresentam boas condições de saúde. 

Após o acidente, a Força Aérea aterrou sua frota de caças F-4E. Os primeiros F-4 chegaram ao país nos anos 1970 ainda na versão F-4D. Posteriormente o país adquiriu os Phantom II na versão F-4E, mais avançada e com canhão interno. Entre 20 e 30 desses aviões seguem em operação com o 153º Esquadrão de Caça da base de Suwon. 

Ao contrário de Grécia e Turquia, que ainda operam o F-4E, a ROKAF não fez extensas modernizações nos seus F-4, ainda que os veteranos caças tenham recebido armas mais novas, como o míssil israelense Popeye.

Suwon também é sede de parte da frota de 185 caças F-5E/F Tiger II. A ROKAF atualmente trabalha para aposentar estes modelos mais antigos, que dividem a defesa do país com aeronaves mais modernas como o F-15K, KF-16 e F-35. O novo KF-21 Boramae deve substituir os F-4 e F-5 nos próximos anos. 

Com informações de Yonhap News

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 


Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.