Advertisement

Acidente com caça F-5 no Irã deixa três mortos

F-5 e F Irã

Três pessoas morreram na queda de um caça F-5F Tiger II da Força Aérea da República Islâmica do Irã (IRIAF), nesta segunda-feira (21) 

Segundo a mídia local, a aeronave de dois assentos caiu por volta de 09h00 (horário local). O avião colidiu com o prédio do complexo esportivo Shahid Alipoor, usado por uma escola em Tabriz, no noroeste do Irã. Os dois pilotos do caça e um civil que estava em um veículo estacionado morreram no acidente. 

As agências de notícias iranianas Tasnim e Al Jazeera afirmam que os pilotos não ejetaram de propósito, tentando levar o caça para dentro do estádio na tentativa de evitar mortes de civis. 

O F-5F é uma variante de dois assentos do F-5E Tiger II, usada principalmente na formação de novos pilotos no modelo. Cerca de 14 aeronaves ainda permanecem em serviço na IRIAF, ao lado de 35 F-5E. 

Este é o segundo acidente fatal com um F-5 no mundo. Em janeiro, o piloto de um F-5E da Força Aérea Sul-Coreana faleceu ao cair com o avião em uma montanha, pouco depois de decolar. 

O F-5 ainda é um dos principais caças da IRIAF, que tenta modernizar os modelos com o Programa Saeqeh. Estima-se que nove caças HESA Saeqeh estejam em serviço na Força Aérea Iraniana, cujo detalhe mais chamativo são os dois estabilizadores verticais, que supostamente fornecem mais agilidade ao caça. 

Veja mais: Conheça os caças da Força Aérea do Irã em números

Pouco se sabe sobre os trabalhos de atualização dos F-5 iranianos, e ainda menos sobre as reais diferenças aerodinâmicas do Saeqeh para o “Tigre original”.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: acidente, F-5, F-5F, Irã, usaexport