MQ-9 B Reaper EUA Romênia acidente
Drone MQ-9B Reaper. Foto: USAF.

Um drone MQ-9 Reaper da Força Aérea dos EUA (USAF) caiu na tarde de ontem (14) durante uma missão de treinamento na Romênia. A aeronave não tripulada estava retornando à base aérea de Câmpia Turzii, no município de Cluj, quando caiu a 3 km das instalações militares. 

De acordo com Vasile Dîncu, ministro da Defesa romeno, o acidente não deixou feridos. O drone caiu em um milharal por volta das 14:15 (horário local). 

Falando ao portal de notícias romeno Observator, Vasile disse que a USAF já está investigando as causas do acidente. “Também estamos em contato com eles, vamos apoiá-los se necessário”, disse o ministro. 

As operações de drones MQ-9 dos EUA na Romênia ocorrem desde maio de 2021, quando a USAF implantou um destacamento com estas aeronaves no país. Os drones são usados em missões de inteligência, vigilância e reconhecimento. 

O MQ-9 Reaper (ceifador) é um drone de combate baseado no MQ-1 Predator, ambos da General Atomics (GA-ASI). A aeronave pode permanecer em voo por 30 horas descarregado ou 14 horas, carregando mísseis AGM-114 Hellfire, bombas inteligentes das séries Paveway e JDAM ou mísseis ar-ar Stinger (ATAS). 

O modelo está em uso com os militares dos EUA, França, Reino Unido, Holanda, Espanha, Itália e Índia. O MQ-9, que recentemente foi apresentado à militares da FAB em Nova Iorque, também serviu como base para o desenvolvimento dos drones Mojave e Avenger.