Ontem as ações da Embraer (EMBR3) na Bovespa registraram uma queda de 5,27%, registrando valor de R$ 20,65 após uma notícia da Dow Jones sobre a compra de ações da Embraer pela Boeing.

De acordo com a Dow Jones, a Boeing está negociando uma potencial compra de ações da Embraer, tomando parte do mercado de ações listadas nas bolsas de São Paulo e Nova York, o preço a ser pago e sugerido por ação pela Boeing foi de US$ 28, a queda ocorreu pois os investidores das bolsas esperavam um maior valor a ser pago pela Boeing, apesar de ser bem superior ao preço listado na bolsa.

Ao mesmo tempo o governo brasileiro já divulgou informações de que está negociando uma melhor forma da Boeing colaborar com a Embraer, porém sem o repasse do controle da empresa. O governo está interessado no reforço da Boeing na Embraer Defense, apesar das negociações englobarem todos os setores de atuação da Embraer.

Até o momento está descartado qualquer possibilidade da Boeing tomar para si as divisões da Embraer, e rebatizar os produtos da empresa brasileira.