Advertisement

Acompanhe: 777 da Turkish Airlines transporta insumos para 10 milhões de vacinas do Butantan

Turkish Airlines Turquia

Um Boeing 777-300 da Turkish Airlines está transportando 6 mil litros de IFA (Insumo Farmacêutico Ativo) de Pequim para Guarulhos, suficiente para a produção de mais 10 milhões de doses de vacinas contra a COVID-19, que serão oferecidas em julho à população brasileira. Os imunizantes serão feitos localmente pelo Instituto Butantan. 

A aeronave decolou da China nesta sexta-feira (25), fará uma escala em Istambul, Turquia, e deve chegar em Guarulhos por volta das 16h45 de sábado. O voo TK6175, operado pelo 777-3F2 de matrícula TC-JJV pode ser acompanhado através deste link, disponibilizado pelo Governo de São Paulo. 

Segundo o Governo, a matéria-prima foi enviada pela biofarmacêutica Sinovac, parceira internacional do Butantan no desenvolvimento da vacina contra o coronavírus. A produção em São Paulo envolve processos de envase, rotulagem, embalagem e um rigoroso controle de qualidade antes do fornecimento das doses ao PNI (Programa Nacional de Imunizações) do Ministério da Saúde. O prazo de entrega das vacinas prontas gira em torno de 15 a 20 dias

Além da entrega de 3 mil litros de IFA em maio, São Paulo recebeu outros 3 mil litros em abril. Em março, uma remessa de 8,2 mil litros, correspondente a cerca de 14 milhões de doses, chegou ao Butantan. Outros 11 mil litros desembarcaram no Brasil em fevereiro. No final de 2020, o Butantan já havia recebido IFA para a produção de 3,8 milhões de vacinas.

Até o momento, o Butantan já assegurou 52,21 milhões de vacinas contra a COVID-19 entregues ao PNI (Plano Nacional de Imunizações). Os dois acordos firmados com o Ministério da Saúde totalizam 100 milhões de doses, com previsão de conclusão para o dia 30 de setembro.

Porém, o Butantan e a Sinovac tentam viabilizar duas remessas de 12 mil litros cada, em julho e agosto, para antecipar o cumprimento do contrato com o Ministério da Saúde com ao menos um mês de antecedência.

A partir de dezembro, o Butantan deverá passar a produzir a matéria-prima da vacina contra a COVID-19 em uma nova fábrica em São Paulo. A construção da unidade deve ser concluída em setembro, com capacidade para fabricação local de 100 milhões de doses do imunizante por ano.

Via Governo de São Paulo

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Notícias, Outros

Tags: 777, COVID-19, Guarulhos, Turkish Airlines, usaexport, Vacina