KC-390 FAB Ucrânia BSB
KC-390 decolou hoje de Brasília transportando doações humanitárias. Foto: Gabriel Benevides - Aeroflap.

Decolou na tarde desta segunda-feira (07) o KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB), que irá transportar os brasileiros repatriados que fugiram da Ucrânia por conta da guerra com a Rússia. 

Pertencente ao Esquadrão Zeus (1º Grupo de Transporte de Tropas), o cargueiro militar desenvolvido pela Embraer tem como destino a capital polonesa, Varsóvia, onde serão embarcados os cidadãos brasileiros que fugiram do país em conflito.

Cerca de 15 militares compõem a tripulação. A viagem inclui paradas em Recife (PE), Ilha do Sal (Cabo Verde) e Lisboa (Portugal), com chegada prevista na quarta-feira (09). O retorno dos repatriados ocorrerá no mesmo dia, com pouso no Brasil planejado para quinta-feira (10), informa o Ministério da Defesa.

Foto: Gabriel Benevides – Aeroflap.

A aeronave também está transportando 11,6 toneladas de doação humanitária ao país, que segundo a FAB, inclui “50 purificadores de água, de tecnologia e fabricação nacionais ; 50 kits voltaicos com painel solar para abastecer o equipamento de energia de forma autônoma; 10 toneladas de alimentos desidratados de alto teor nutritivo (400 mil refeições); e 5 kits de medicamentos para emergências médicas, oriundos dos estoques públicos administrados pelo Ministério da Saúde, sem comprometer o abastecimento nacional.”

A carga foi embarcada na noite de domingo (06) em um KC-390 no Aeroporto de Guarulhos (SP) e levada para a Base Aérea de Anápolis (GO), sede do 1º GTT. Após, foi transferida para outro KC-390, o mesmo que decolou hoje.

“O planejamento, parte fundamental do processo, foi um desafio que demandou atenção em cada detalhe e, nesse contexto, toda nossa equipe tem trabalhado ininterruptamente para que a missão seja cumprida de maneira eficiente, em segurança e sem óbices”, destacou o Chefe da Seção de Operações do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT), Major Aviador Daniel Elias Souza. 

“Nesse momento, estamos convictos que a bandeira do Brasil mais uma vez será erguida a um alto patamar pelas nossas tripulações, representando, internacionalmente, todo profissionalismo, altruísmo e dedicação dos diversos setores da Força Aérea Brasileira” 

Chamada de Operação Repatriação, a ação interministerial é realizada entre as pastas da Justiça e Segurança Pública (MJSP), da Defesa (MD), das Relações Exteriores (MRE) e da Saúde (MS). 

KC-390 FAB Ucrânia
Imagem: FAB.

A aeronave de matrícula FAB2855 saiu de Brasília às 15h12, sob o código de chamada ZEUS13. O 2855 é o terceiro KC-390 entregue à Força Aérea e foi incorporado em junho de 2020. Ao todo, a FAB possui cinco aeronaves do modelo e deve receber mais 17. 

O voo pode ser acompanhado em tempo real através dos sites Flightaware.com e Flightradar24.com. Confira abaixo. 

 

 

A aeronave KC-390

Fabricado pela Embraer em parceria com a FAB, o KC-390 Millennium é um cargueiro tático multimissão, capaz de transportar 80 soldados ou 26 toneladas de carga. O primeiro voo de um KC-390 ocorreu em fevereiro de 2015 e a FAB recebeu sua primeira aeronave em 2019. 

Inicialmente foram contratadas 28 aeronaves, mas restrições orçamentárias forçaram a FAB a reduzir o contrato unilateralmente. Após negociações com a Embraer, as duas partes chegaram a um acordo e o pedido foi reduzido para 22 aeronaves.

Conheça mais sobre o KC-390 nesta reportagem especial e nesta série de vídeos produzidos pelo Portal Aeroflap.