O Governo de São Paulo e o Instituto Butantan recebem, na madrugada da próxima terça-feira (13), o voo que traz uma remessa de insumos equivalente a 20 milhões de doses de vacinas do Instituto Butantan contra a COVID-19 para ampliar e agilizar a imunização da população de todo o Brasil.

No portal do Governo de São Paulo, é possível acompanhar em tempo real a rota da aeronave pelo link https://www.vacinaja.sp.gov.br/insumos/mapa . Ela partiu de Pequim (China) neste domingo (11) e faz escala em Zurique (Suíça) antes de pousar no Aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, às 5h30 de terça.

A chegada de 12 mil litros do IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) para produção local de 20 milhões de vacinas é possível graças a um acordo entre o Governo de São Paulo, o Instituto Butantan e a biofarmacêutica chinesa Sinovac para dar mais velocidade à cobertura vacinal no Brasil contra o coronavírus.

A parceira internacional do Butantan no desenvolvimento da Coronavac se comprometeu a ampliar o fornecimento de matéria-prima e também assegurar o envio de doses prontas para uso.

A partir da chegada do IFA e entrega ao Butantan, a produção das vacinas em São Paulo envolve processos de envase, rotulagem, embalagem e um rigoroso controle de qualidade antes do fornecimento das vacinas ao Ministério da Saúde. As vacinas produzidas no Butantan são entregues ao Brasil em prazo de 15 a 20 dias a partir do início da produção.

O Governo de São Paulo e o Butantan pretendem concluir a entrega de 100 milhões de doses ao PNI (Plano Nacional de Imunizações) em agosto, um mês antes do previsto em contrato. Até agora, o Butantan já assegurou mais de 53 milhões de vacinas contra a COVID-19 ao PNI (Plano Nacional de Imunizações), sendo responsável por 43,4% de todas as doses aplicadas no Brasil.

A partir de dezembro, o Butantan passa a produzir a matéria-prima da vacina contra a COVID-19 em uma nova fábrica em São Paulo. A construção da unidade deve ser concluída em setembro, com capacidade para fabricação local de 100 milhões de doses por ano.

DEIXE UMA RESPOSTA