Rússia
Foto: E233renmei (CC BY-SA 3.0)

Como noticiamos no final de janeiro, um adolescente chamou a atenção do mundo após criar um perfil em uma rede social com todos os passos do jato particular de Elon Musk.

Agora, com a crescente guerra entre a Rússia e a Ucrânia, Jack Sweeny criou perfis exclusivos no Twitter para o rastreio de aeronaves particulares de oligarcas russos e o presidente russo Vladimir Putin em tempo real.

Com o avanço do uso da internet, o rastreio de aeronaves também se tornou algo mais fácil, para o desgosto dos donos de jatos particulares. Sabendo disso, alguns bilionários e proprietários de aeronaves geralmente solicitam o bloqueio do rastreio de suas aeronaves nos principais sites de rastreio (Flightradar24, RadarBox, etc.).

Para os curiosos de plantão, Sweeny disponibilizou os perfis Russian Oligarch Jets (@RUOligarchJets) e o Russian VIP & Putin Jets (@PutinJet). Os perfis contam com a lista de aeronaves operados pelos bilionários russos, bem como as últimas operações do Ilyushin Il-96 presidencial da Rússia.

Dentre as 40 aeronaves que pertencem a 21 oligarcas russos, chama a atenção os aviões de Roman Abramovich, atual dono do Chelsea Football Club.

Curiosamente, o estudante também possui outras contas que realizam o rastreio das aeronaves dos bilionários Bill Gates e Jeff Bezos, e, recentemente, o estudante recusou uma oferta de US $5.000 para que o perfil com as informações do jato do bilionário de Elon Musk fosse retirado do ar.