Aeroporto de Recife Aena Brasil Aeroportos Nordeste
Imagem: Falando de Viagem.

Com mais de 26 anos de experiência voltados para a aviação, Marcelo Bento é o novo diretor de Relações Institucionais e Comunicação da Aena Brasil – gestora dos Aeroportos do Recife, Maceió, João Pessoa, Aracaju, Juazeiro do Norte e Campina Grande.

Na concessionária, pretende contribuir para a ampliação e consolidação dos contatos entre a companhia e os órgãos regulatórios, governos, autoridades nacionais e estaduais, instituições de fomento ao turismo e meios de comunicação.

Marcelo conta que aceitou o desafio de trocar a atuação em companhias aéreas pela gestão de aeroportos porque se sentiu motivado e inspirado a trabalhar numa empresa internacional experiente como a Aena.

“Sempre gostei de desafios. Agora, espero aprender mais sobre uma área diferente, mas integrada ao sistema de transporte aéreo. Espero agregar à Aena e ao Nordeste, trazendo minha experiência em empresas aéreas e desenvolvimento turístico, acumulada ao longo dos anos nessa indústria”, destaca.

Além do sólido conhecimento sobre o setor de aviação, o novo diretor ainda conta com bom trânsito nos mercados em que a Aena Brasil atua.

Marcelo desempenhou papel relevante no processo de implantação do hub da Azul Linhas Aéreas no Aeroporto do Recife em 2016, viabilizando conexões convenientes ao interior da Paraíba e Ceará, além do significativo incremento de voos diretos para Maceió, João Pessoa e Aracaju.

Isso contribuiu para que se estabelecesse um produtivo relacionamento entre a Azul, autoridades, governos e o trade local.

“Conheço muitas pessoas e tenho vários amigos na região, e já me sentia em casa no Recife, antes mesmo de me mudar para morar aqui”, situa Marcelo.

Agora, ele cita alguns focos de sua nova fase profissional: “Pretendo colocar a minha experiência à disposição da Aena Brasil, para trabalharmos nas frentes que forem necessárias. Trago experiência sobre as necessidades das companhias aéreas, dos passageiros e das empresas de carga, como clientes. Ainda podemos trabalhar parcerias para o desenvolvimento de novas linhas e do turismo local, de acordo com as necessidades da Aena em cada estado e em cada aeroporto”, ressalta.

Antes de chegar à Aena Brasil, sua trajetória passou por empresas aéreas – como a Azul, onde ocupou o cargo de diretor de Relações Institucionais e Alianças até o último mês, e a GOL.

Além disso, também trabalhou em grandes agências de turismo e na Azul Viagens, que sob sua gestão cresceu mais de 50 vezes, tornando-se uma das principais operadoras de turismo nacionais.

Nesta época, construiu uma boa relação profissional com o trade turístico, tendo atuado também no Nordeste, nos estados em que opera a concessionária. Na Gol, contribuiu para a ampliação do modelo low cost (baixo custo) no Brasil.

A Aena vem reforçando seu quadro de diretores. Além de Marcelo Bento, que assumiu o posto deixado por Enrique Martin-Ambrosio, que retornou à Espanha, mais três diretores tomaram posse.

No ano passado, Renata Martins, advogada com experiência em regulação do setor aeroportuário e direito público, deixou o Rio de Janeiro para morar no Recife como diretora Jurídica da concessionária.

No início de 2022, assumiram mais dois gestores: Márcia Marques, diretora de Organização e Recursos Humanos; e Jorge Odir Franco, diretor do Aeroporto de Juazeiro do Norte. Márcia era gerente de RH, e foi promovida depois da aposentadoria de Salvador Merino, que também retornou para a Espanha.

Jorge foi promovido da área de gerenciamento da segurança operacional do Aeroporto de João Pessoa para a direção do Aeroporto de Juazeiro do Norte.

 

Com informações, Aena Brasil.