Aerion continua com projeto de fabricar avião supersônico para uso comercial

A Aerion confirmou que está construindo no momento as suas novas instalações na cidade de Melbourne, na Flórida (EUA), dando continuidade ao projeto do AS2, o mais novo avião supersônico da empresa.

Mesmo com o mundo em crise, o investimento de US$ 300 milhões da empresa prossegue, a intenção aqui é criar uma instalação chamada “Aerion Park” em uma região da Flórida conhecida como “Space Coast”, de acordo com o governador da Flórida, Ron DeSantis.

Desta forma a Aerion vai redobrar seus esforços para realizar o primeiro voo da aeronave AS2 até 2024. O prazo também é apertado para a certificação do AS2, em três anos a empresa espera fazer todo o programa de testes, e assim ganhar a certificação em 2026.

O projeto tem investimento e participação da Boeing e também da Lockheed Martin. O local de fabricação e desenvolvimento na Flórida deve empregar cerca de 675 pessoas no futuro. 

A empresa não revela os clientes que optaram por encomendar esse caríssimo jato executivo supersônico (Mach 1.4) com capacidade para 12 passageiros, mas diz que 12 aeronaves serão montadas em 2026, 23 em 2027 e 36 em 2028, depois disso a produção se estabilizará em 36 aviões por ano, a não ser que tenha um aumento da demanda.

A empresa já definiu vários pontos chaves do projeto. Os três motores serão derivados de uma variante do CFM 56, com base no núcleo do mesmo, cada motor terá 18 mil lbs de empuxo. O foco da empresa é que a GE consiga entregar algo confiável e com baixo consumo para a aeronave.

O motor será diferente do CFM 56, visto que a aeronave exige um fan frontal de menor diâmetro, e mais estágios na turbina para o voo supersônico. A exigência de muita potência na parte quente do motor é inerente ao projeto dos supersônicos, de acordo com a empresa.


Portanto, no AS2 não veremos o novo motor de ciclo adaptativo da GE, que ainda está sendo desenvolvido, e as inovações supersônicas do programa QueSST, da NASA, no qual a Lockheed foi selecionada para desenvolver as tecnologias de baixo ruído e alta eficiência aerodinâmica.

 

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