A Aero Vodochody e a Israel Aerospace Industries (IAI) apresentaram um novo caça de ataque, focando em economia e desempenho.

O F/A-259 Striker é uma aeronave multitarefa para suporte próximo no ar, operações contra rebeliões e patrulha de fronteira com recursos de interceptação.

O F/A-259 Striker combina a robustez e eficiência de seu bem-sucedido predecessor, o L-159 Alca, com os mais recentes recursos de aviônicos e tecnologia de sistemas de aeronave. Contando com o mesmo motor “melhor de sua classe” Honeywell F124 e valendo-se das vantagens da asa molhada, o F/A-259 Striker oferece desempenho superior, grande manobrabilidade e alto alcance.

Giuseppe Giordo, presidente e CEO da Aero, destacou: “Hoje as forças aéreas nacionais buscam uma solução para desempenhar grande variedade de missões de forma econômica, ao mesmo tempo em que mantêm alto grau de sobrevivência para a aeronave e sua tripulação. A Aero e a IAI apresentam o caça multitarefa F/A-259 Striker com uma vasta gama de recursos de combate que atendem às necessidades das forças aéreas ao redor do globo, proporcionando alto desempenho a baixo custo de aquisição, operação e manutenção”. Giuseppe Giordo ainda acrescentou: “Não existem muitos aviões no mercado com esses recursos porque este é um requisito recente”.

Benjamin Cohen, gerente geral da Divisão Lahav da Israel Aerospace Industries, declarou: “Nossa colaboração com a Aero Vodochody oferece o impressionante e comprovado desempenho do F/A-259 na Força Aérea americana, com novos e inovadores sistemas IAI, para proporcionar aos clientes uma aeronave que atende aos seus requisitos para observação/ataque com número de identificação indeterminado (OA-X)”.

O F/A-259 pode operar em pistas sem pavimentação e possui sete pontos duros para qualquer combinação de combustível, armas ou equipamento de missão, permitindo a integração de armas inteligentes e recursos para armamento disparado a uma distância segura. Como upgrade adicional, o F/A-259 pode incluir o radar e a tela embutida no capacete. Outro upgrade adicional é o reabastecimento ar-ar que aumenta a autonomia de voo da aeronave.

Os aviônicos avançados de quarta geração para o F/A-259 Striker têm arquitetura aberta, o que possibilita futuras atualizações com base nos requisitos do cliente e o uso de dados em tempo real em apoio a um recurso de alta consciência situacional. A avançada cabine digital é equipada com duas grandes telas multifuncionais, sistema eletrônico de instrumentos de voo, além de outros recursos.