Aeroflot Skyteam
Foto: Anna Zvereva (CC BY-SA 2.0) via Wikimedia Commons

A Skyteam, uma das principais alianças de companhias aéreas do mundo, anunciou a suspensão temporária da Aeroflot. A decisão veio dias após a S7 também ter sido suspensa da Oneworld. Não se sabe quanto tempo durará a suspensão.

Segundo o comunicado, tanto a Skyteam quanto a Aeroflot entraram em um comum acordo para a suspensão da adesão na aliança no qual a companhia russa fazia parte desde 2006, sendo uma importante aliada para a ampliação das conexões no território russo.

Atualmente, a Skyteam conta com 19 companhias aéreas membro, garantindo a presença em 170 países e rotas para 1.036 destinos. A aliança conta com importantes membros como a Air France, Delta Air Lines, KLM, China Airlines, Saudia, Korean Air, Aerolíneas Argentinas, dentre outras.

Além de possuir um número expressivo de membros ao redor do mundo, a aliança conta também com a sua icônica pintura especial metálica com a logo da Skyteam, livery que chama bastante atenção por onde passa.

Com mais de dois meses de conflitos da invasão russa na Ucrânia, os efeitos das sanções internacionais contra a Rússia afetaram diretamente as operações aéreas das companhias e também dos principais aeroportos do país, situação que vem se agravando conforme a indefinição sobre o fim dos conflitos.