Airbus A320neo Aeroflot
Foto: Eurospot

A Aeroflot recebeu no último dia 14 de maio, seu primeiro Airbus A320neo vindo diretamente da fábrica em Toulouse na França. A aeronave é a primeira de uma encomenda para cinco aeronaves do tipo. 

As aeronaves estão sendo entregues através de um acordo de leasing da Aeroflot com a CDB Aviation, uma das subsidiárias do China Development Bank Financial Leasing. 

“Temos o prazer de expandir nosso relacionamento estratégico entre a Aeroflot e a CDB Aviation, essas aeronaves modernas oferecerão a combinação certa de eficiência operacional e flexibilidade para apoiar a otimização da frota da Aeroflot, à medida que a transportadora trabalha em direção à Estratégia 2028 e aproveita as oportunidades em os mercados de transporte aéreo russo e internacional.” Disse a CDB Aviation em comunicado.

“Os A320neo apoiará os esforços estratégicos da Aeroflot para reduzir sua posição de liderança nos principais mercados da rede doméstica, ao mesmo tempo em que aprimora sua frota com a mais recente tecnologia de aeronaves narrowbody que oferece maior capacidade e melhor eficiência de combustível ”. Completou.

O primeiro a chegar recebeu a matrícula VP-BPQ com uma configuração para levar 156 passageiros em duas classes. Sendo 12 na Classe Executiva e 144 na Classe Econômica. A Aeroflot ainda espera receber no final do mês um novo Airbus A321neo para transportar 184 passageiros.

Outros dois Airbus A320neo devem ser entregues a companhia aérea nas próximas semanas. Ainda neste ano, a companhia aérea pretende receber seus primeiros Irkut MC-21, concorrente direto do A320 e também do Boeing 737. Ao todo a Aeroflot possui uma encomenda para 50 aeronaves do tipo.

A companhia aérea vai contar com três fabricantes concorrentes, isso porque a Aeroflot ainda possui em sua frota 39 Boeings 737-800 relativamente novos, com média de 5 anos de idade.