Aerolíneas Argentinas precisará de aporte de US$ 700 milhões do governo em 2020

Aerolíneas Argentinas

Em uma entrevista para o Portal Página 12, da Argentina, o novo presidente da Aerolíneas Argentinas, Paulo Ceriani, disse que o governo local que já enfrenta dificuldades financeiras precisará fazer um grande aporte na sua companhia aérea estatal.

“Certamente para este ano, será necessário um financiamento orçamentário do Estado de cerca de 700 milhões de dólares, semelhante ao que a empresa tinha no ano passado, mas este ano sem maquiagem”, disse Ceriani.

Ele também criticou duramente a administração anterior, no que julga a criação de mais dívidas para a companhia, ao mesmo tempo que a receita diminuiu.

“Saímos de uma empresa com patrimônio líquido de 75,9 milhões de dólares e 200 milhões em dinheiro (liquidez), e eles deixam com patrimônio líquido negativo em 441,9 milhões e 24 rotas a menos”, resume Ceriani. “Eles encerraram a administração com um déficit de 563 milhões, quando a deixamos em 335 milhões. Além disso, existe uma maquiagem nas finanças, porque as dívidas eram assumidas no mercado privado e isso deixava os fornecedores atendidos sem pagar.”

Ceriani também ressaltou que havia problemas operacionais na companhia:

“Uma das coisas que não acontecia desde a época dos marsans é que eles começaram a canibalizar aviões (use peças de reposição de aviões paradas por outras operativas). A Aerolines é uma das empresas mais seguras do mundo e responde ao fato de que os pilotos são muito capacitados com a questão da segurança e permaneceram assim. A tradição da companhia é que a segurança é uma prioridade. Antes da menor dúvida, o avião não sai, portanto, de maneira alguma a segurança foi comprometida nesses anos.”

Em determinado ponto da entrevista, o jornalista perguntou sobre a situação da empresa em 2009, e Ceriani, que na época entrou na companhia, respondeu:

“Em 2009, encontramos uma empresa devastada, em situação de falência e bastante complicada do ponto de vista operacional. Era uma empresa esvaziada pelas diferentes administrações, como Iberia, American Airlines e depois pelo Grupo Marsans. Havia uma frota de aeronaves sendo retiradas e uma situação social muito complicada. Naquela época, assumimos o comando e realizamos um processo de transformação muito importante. Hoje a empresa possui 80 aviões. (26 Embraer, 44 Boeing NG 737 e 10 Airbus 330). Trouxemos essa frota.”

Ele também ressaltou as dívidas contraídas pela companhia ao longo dos últimos 4 anos, e que a empresa está revisando 160 contratos de prestação de serviços.

“O Macrismo fez várias coisas. Por um lado, ele usou a frota como um ativo para solicitar empréstimo à empresa. Uma maneira é vender o avião e alugá-lo novamente. Dessa forma, novos fundos são obtidos, mas o ativo é reduzido. O outro é pedir emprestado e colocar os aviões como garantia. Essa é a que [ele] mais utilizou. Os aviões são garantias muito boas, pois são ativos de grande valor que podem ser movimentados e, portanto, fáceis de executar. Portanto, as empresas, embora apresentem problemas econômicos, conseguem se endividar porque [os bancos] aceitam os aviões. E essa dívida foi usada para pagar as despesas correntes. Tomamos dívidas, mas para comprar nova frota [velha].”

No entanto não podemos ditar como será o novo rumo da Aerolíneas Argentinas, visto que outras companhias, como a Alitalia, South African Airways e Air India, entraram em crise e ficaram recebendo aportes do governo, mas a situação só piorou ao longo do tempo, pela pouca capacidade das companhias de se moldar ao mercado.

 

Via – Página 12

 

 

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