Aeronave C-99 da FAB realiza Transporte Aéreo Logístico neste sábado (18)

Uma aeronave C-99 da Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, neste sábado (18/04), Transporte Aéreo Logístico em apoio à Operação COVID-19.

O avião, pertencente ao Esquadrão Condor (1º/2º GT), transportou cerca de 460 quilos de insumos farmacêuticos e hospitalares, como álcool em gel, máscaras cirúrgicas e Equipamentos de Proteção Individual (EPI), do Rio de Janeiro para Brasília (DF) e Boa Vista (RR). 

A missão interministerial foi designada pelo Ministério da Defesa, em ação coordenada com o Ministério da Saúde.

O FAB 2522 decolou com o carregamento da Ala 11 – Base Aérea do Galeão (RJ) às 10h55 (horário de Brasília) e pousou na Ala 1 – Base Aérea de Brasília, às 12h30. 

Parte do material foi descarregado e encaminhado ao Hospital das Forças Armadas (HFA) para ser utilizado em ações de combate à pandemia. Às 13h30, a aeronave partiu da Capital Federal para a Ala 7 – Base Aérea de Boa Vista, onde pousou às 17h35.

A outra parte da carga foi encaminhada ao Esquadrão de Saúde de Boa Vista (ES-BV), também para emprego em iniciativas contra o novo Coronavírus.

Um dos pilotos da aeronave, Capitão Aviador Gláucio Garcia Gomes, falou do orgulho em integrar o Esquadrão Condor e fazer parte dessa missão.


“Nossa equipe sente-se honrada em apoiar a população neste momento tão difícil que estamos enfrentando”, disse. 

 

Operação COVID-19

A Operação COVID-19, coordenada pelo Ministério da Defesa, mobiliza mais de 28 mil militares por todo o Brasil. Homens e mulheres das Forças Armadas atuam no enfrentamento à pandemia do Coronavírus em apoio à população. Até o momento, foram empregadas 816 viaturas, 71 embarcações e 26 aeronaves.

As ações envolvem descontaminação de espaços públicos, doações de sangue, transporte de medicamentos e equipamentos de saúde, distribuição de kits de alimentos para pessoas de baixa renda, entre outras.

Na execução dessas atividades, os militares atuam organizados em 10 Comandos Conjuntos que cobrem todo o território nacional, além do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), situado em Brasília (DF). Esses Comandos reúnem militares das três Forças (Marinha, Exército e Aeronáutica), que desenvolvem esforços no cumprimento das missões.

 

Fotos: Tenente Corrêa / Ala 11; Capitão Pereira e Sargento Neves / Ala 7

DEIXE UMA RESPOSTA