Aeronave da Avianca recebeu aviso de EGPWS em aproximação para o Aeroporto do Galeão

Um A319 da Avianca Brasil, de matrícula PR-AVC, estava realizando um voo do Aeroporto de Congonhas (São Paulo) para o Aeroporto do Galeão (Rio de Janeiro) quando um aviso de EGPWS foi emitido pela aeronave.

Esse sistema serve para informar os pilotos da proximidade da aeronave com solo, de acordo com dados do radar, a aeronave fez um procedimento RNAV Y de aproximação com a cabeceira 28 do Galeão.

O erro foi o avião reportado pelo computador de bordo do Airbus era em relação a altitude, de apenas 180 pés (~54 metros) a quase 4 quilômetros da cabeceira. O CENIPA está investigando o caso no momento e um relatório deverá ser emitido em breve.

Na posição reportada a aeronave deveria estar em uma altitude bem maior, assim como demonstra a carta aeronáutica do procedimento de aproximação RNAV.

Logo após que o problema foi percebido os pilotos arremeteram e depois fizeram uma aproximação para a cabeceira 15, pousando 30 minutos após o aviso do EGPWS. O incidente ocorreu no dia 19 de julho, às 08h23 (horário local).

Via – The Aviation Herald

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.