OV-10C Bronco da Força Aérea das Filipinas- Foto Timawa.net c / o huey384.

Uma aeronave de ataque OV-10C Bronco da Força Aérea Filipina caiu na tarde do dia 24 de maio, quando se preparava para pousar na base aérea de Sangley Point, Filipinas.

A aeronave estava com dois pilotos a bordo que foram resgatados por pescadores locais com ferimentos leves e foram levados ao hospital mais próximo para cuidados médicos.

O porta-voz da Força Aérea Filipinas, Major Aris Galan, adiantou que a aeronave OV-10C Bronco teria encontrado problemas técnicos prestes ao pouso, mas ainda não se sabe a reais causas da queda.

“Elementos de segurança foram despachados para proteger a aeronave e os esforços de recuperação estão em andamento. Uma equipe de investigação já estava ativada para conduzir uma investigação completa do acidente”, disse o major Galan.

Destroso do OV-10C Bronco e o local da queda da aeronave- Foto: Autor desconhecido

Os OV-10C Bronco foram entregues à Força Aérea Filipina pelos EUA em 1991, na época o governo norte-americano entregou 24 unidades, outras nove foram entregues entre os anos de 2003 e 2004, as aeronaves eram oriundas da Força Aérea Tailandesa.

O OV-10C Bronco é uma aeronave bi-motora da fabricante norte-americana North American Rocketwell. Seu primeiro voo foi em 1965 e foi introduzida em 1969 sob comando dos USMC (Corpo de Fuzileiros Navais).

A aeronave chegou a ser usada em combate, sua prova de fogo foi na guerra do Vietnã, a aeronave foi usada pelos norte-americanos para atacar bases dos Viet Congs. O conflito começou em 1955 e foi até 1975.

 

Fonte de apoio Fighters Jets World / Ataptação: Aeroflap