Textron Pipistrel Velis Electro
Foto: Pipistrel/Divulgação

A aeronave elétrica da fabricante Pipistrel, Velis Electro, recebeu autorização da Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido para realizar voos.

As autoridades do Reino Unido avaliaram e consideraram o Velis Electro e suas variantes, Explore e Velis Club como aptas em todos os requisitos operacionais. Com isso, o modelo se torna a única aeronave elétrica a ser certificada para realizar voos.

A Pipistrel comemorou a certificação de sua aeronave e emitiu um comunicado sobre:

“Conseguir a certificação de tipo pela CAA do Reino Unido é um grande marco para a Pipistrel no Reino Unido, bem como na indústria de aviação em geral”, disse Gabriel Massey, presidente e diretor da Pipistrel, em comunicado.

“O Velis Electro é agora a única aeronave elétrica com certificação de tipo que pode operar no Reino Unido, e isso abre um mundo de possibilidades para voos sustentáveis”.  

Desde junho de 2020, o Velis Electro havia conquistado a certificação da Agência de Segurança da Aviação Europeia (EASA). 

Construída totalmente de materiais compósitos, o Velis Electro pode transportar duas pessoas. Seu trem de pouso é fixo do tipo triciclo, e possui apenas um motor que é elétrico. A aeronave foi desenvolvida para ser usada em treinamento de pilotos.

A Pipistrel vai apresentar a aeronave durante o Farnborough International Airshow no Reino Unido, que acontecerá entre os dias 18 e 22 de julho. 

 

 

Com informações da AeroTime.