F-117A Nighthawk- Foto: Via Web

Um F117A Nighthawk foi visto no dia 11 de julho voando sob o Death Valley, na Califórnia. Com tudo desta vez o famoso avião que foi o pioneiro se tratando de aeronaves steaths estava com uma pintura difrente da clássica pintura preta da aeronave.

A aeronave foi registrada por um fotografo sendo reabastecida por um KC-135R Stratotanker. As aeronaves foram escoltadas por um F-15D da NASA, “carregando um sensor pododificado não identificado sob sua asa de estibordo”.

O que chamo a atenção foi a pintura que lembra a pintura do esquadrão “Aggressor” (Esquadrão de elite da USAF, que fz papel de inimigo nos treinos). A pintura se destacava principalmente na parte inferior. As cores branca/cinza e pretas chamam a atenção.

Desde que começaram a ser vistos voando novamente, desde o começo do ano, muito se pergunta o motivo dos voos, visto que o avião foi aposentado em 2008. As possobilidades são muitas, testes de novas tecnologias ou armas, dentre outras coisas e por quase nenhuma informação oficial os questionamentos só aumentam.

Lockheed F-117A Nighthawk. Foto – U.S. Air Force

Após o F-1117, outro percussor foi o B-2 Spirit, que desenvolveu ainda mais essa aviação stealth, bem como o caça F-22 Raptor de 1997, que foi introduzido na USAF em 2005 e o mais novo caça stealth dos EUA, o F-35A que também tem exemplares em outras nações.

Fontes de apoio: Combat Aircraft e Popular Mechanics / Ataptação: Aeroflap