O Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, conduziu, no dia 15 de setembro, a aeronave T-27 modernizada (T-27M) de Lagoa Santa (MG) até o Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), em São José dos Campos (SP).
Após o pouso, bombeiros da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO) deram as boas-vindas com o tradicional banho de batismo, que contou com a participação do Diretor do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), Coronel Aviador Luiz Marcelo Terdulino de Brito. Logo em seguida, o Tenente-Brigadeiro Medeiros passou às mãos do Diretor do IPEV, Coronel Aviador José Ricardo Silva Scarpari, o livro de registro do avião, ao som de canções entoadas pela Banda de Música e diante da tropa do Instituto, composta por pilotos, engenheiros, mecânicos e técnicos que participaram do projeto desde o desenvolvimento do protótipo da aeronave modernizada.
Modernização do T-27
O voo representou a entrega da aeronave modernizada, após um trabalho sinérgico realizado entre o IPEV e o IFI, iniciado em 2020. As Organizações contribuem para o processo de modernização do T-27 com ensaios que avaliam a funcionalidade, o desempenho e a confiabilidade dos novos sistemas, que agora se apresentam em Glass Cockpit, tendo como base regulamentos aeronáuticos e técnicas especializadas.
Dessa forma, utilizando do conhecimento adquirido na Escola de Formação de Ensaios em Voo (EFEV), os profissionais do IPEV amparam o aperfeiçoamento da Força Aérea Brasileira (FAB), seja na incorporação de novas capacidades, seja no aprimoramento das já existentes, contribuindo para a segurança de voo, bem como para o cumprimento da missão institucional.
No total, 42 aeronaves devem ser modernizadas, com o objetivo de introduzir ou alterar características técnicas e logísticas nos sistemas ou materiais em uso na Aeronáutica, tanto para atualizá-los, quanto para ajustar seu desempenho às necessidades específicas da atualidade.
Sobre o T-27M
O T-27 Tucano nasceu de uma necessidade da FAB em substituir o T-37C, que era utilizado na instrução avançada da formação de pilotos na Academia da Força Aérea (AFA).
Com um desenho avançado para a época em que foi desenvolvido e com características diferenciadas para treinadores do tipo, o Tucano tornou-se uma referência em desempenho e estabeleceu um novo padrão.
Não por acaso, a aeronave foi escolhida para ser utilizada em demonstrações da Esquadrilha da Fumaça e, em pouco tempo, tornou-se um símbolo brasileiro que conquistou o mundo.
Revisão: DCTA, por Tenente Carolina Redlich/Agência Força Aérea
Fotos: Cabo J. Alves / DCTA