Advertisement

Aeronave Y-9 da China invade espaço aéreo Sul Coreano

Uma Y-9 uma aeronave de fabricação chinesa que é usada para missões de reconhecimento entrou no espaço aéreo sul coreano sem aviso prévio nesta segunda-feira (29/10).

Ao notar a aeronave dentro do espaço aéreo, a Força Aérea da República da Coreia (RoKAF), enviou caças F-15K e F-16K para acompanhar a aeronave invasora. Por medida de segurança um alerta foi enviado para as autoridade de Seul, capital da Coreia do Sul.

O Y-9 chinês entrou no espaço aéreo por volta das 10h30 e seguiu para uma região já fora do espaço aéreo sul coreano cerca de meia hora depois.

O avião voou para o leste de Gangneung, na província oriental de Gangwon. Após isso no período da tarde o Y-9 voltou a entrar no espaço aéreo sem a devida autorização e saiu por volta das 15h02, disseram autoridades do Estado Maior Conjunto. (JCS),
Não foi a primeira vez que acontece essas entradas por aviões chineses no espaço aéreo de domínio sul coreano, com essa já foi seis vezes que aconteceu tal fato só este ano.

O Ministério da Defesa de Seul disse que convocou o coronel Zhou Yuming, adido de defesa da embaixada chinesa em Seul, para entregar uma mensagem de protesto. O ministério disse que instou a China a reconhecer a gravidade da situação e a preparar medidas para que não haja repetição da violação.

O Ministério de Relações Exteriores da Coreia do Sul chamou o vice embaixador da China para informar as queixas dos ocorridos.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.