Foto - Google Maps

O ex-ministro dos Transportes, Portos e Aviação, Valter Casimiro, assinou no dia 21 de dezembro, o Termo de Compromisso para investimentos de 45 milhões no Aeroporto de Barreiras, no estado da Bahia. O prazo entre a elaboração dos projetos e a conclusão das obras é de 28 meses. O município está localizado à 872 km da capital baiana.

Os investimentos serão destinados para a reforma e ampliação de taxiamento, do pátio de aeronaves e da pista de pouso e decolagem, que vai passar a ter 1950 metros de comprimento por 45 metros de largura. Atualmente, a pista possui 1605 x 30 metros. Além disso, será feita a construção de um novo terminal de passageiros e a aquisição e instalação de equipamentos.

De acordo com o termo celebrado entre a Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra-BA) e o Governo Federal, os investimentos serão feitos com os recursos federais, provenientes do ministério. Ao Estado caberá a elaboração dos projetos, a licitação e a execução e acompanhamento das obras.

Para Casimiro, investir em aeroporto regional é acreditar no desenvolvimento da região e esse é o maior foco do nosso Programa de Aviação Regional. “Os investimentos vão trazer desenvolvimento à altura e necessários para atender toda a região Oeste do Estado, que está crescendo como uma das maiores áreas produtoras de grãos da Bahia e merece uma estrutura condizente com o desenvolvimento da região”, explicou.

Segundo o ministro, a modernização do Aeroporto de Barreiras vai potencializar e dinamizar a economia da região que é um importante polo econômico do Matopiba, que engloba os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, beneficiando diretamente mais de um milhão de pessoas principalmente no agronegócio.

De janeiro a outubro deste ano, o aeroporto movimento 63,3 mil passageiros e 50 mil quilos de cargas aéreas. Atualmente, o terminal opera voos regulares das companhias Azul e Passaredo.

 

Via – Ministério da Infraestrutura