Advertisement

Aeroporto de Belém promove 16ª edição da Campanha “Troque sua Pipa por uma Bola”

Infraero Aeroporto de Belém

Durante as férias escolares de julho, a brincadeira de empinar pipas se torna mais comum entre as crianças que moram nas proximidades do Aeroporto Internacional de Belém/Val-de-Cans (PA). O brinquedo, aparentemente inofensivo, pode trazer sérios riscos à segurança das operações no terminal belenense.  

Pensando nisso, a Infraero realizará, em Val-de-Cans, nesta quinta-feira (11/7), às 9h, a 16ª edição da campanha “Troque sua Pipa por uma Bola”, que tem o objetivo de sensibilizar crianças e adultos dos perigos que a prática de soltar papagaios e pipas pode trazer à aviação civil. 

A ação ocorrerá junto às comunidades da Pratinha I e II, localizadas no entorno do aeroporto, com a distribuição de panfletos, revistinhas da Turma da Mônica e a troca de pipas por bolas.  

De acordo com o superintendente do terminal, Fábio Rodrigues, a ação pretende sensibilizar os moradores e disseminar a cultura de segurança operacional e, ao mesmo tempo, incentivar a brincadeira em locais sem risco às operações aeroportuárias.

“É uma brincadeira muito perigosa que pode causar acidentes e incidentes aéreos de grandes proporções. As pipas podem ser aspiradas pelas turbinas e motores das aeronaves, refletir luminosidade e prejudicar a visão não só de pilotos como também dos controladores de tráfego aéreo”, destacou.

O coordenador de Segurança Operacional do terminal paraense, Clayrton Silva, ressalta que o número de ocorrências envolvendo pipas, que caíram no sítio aeroportuário do Aeroporto de Belém, tem diminuído.

“Nos últimos três anos, houve uma redução significativa na incidência de casos com papagaios. Em 2016, foram registrados 658 episódios; em 2017, 155; 2018, 136; e até junho deste ano, tivemos apenas 8 ocorrências do tipo”, reforçou.

“Além de comprometer as operações, há também o risco humano, visto que muitas crianças tentam entrar na área de pouso e decolagem do terminal para resgatar seus brinquedos, o que representa um grande perigo”, reforçou. 

Nos últimos oito anos (2011 – 2018), já foram recolhidas 4.912 pipas e 1.544 rolos de linha, uma média de 614 por evento. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Pedro Viana

Autor: Pedro Viana

Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Categorias: Aeroportos, Notícias

Tags: Aeroporto, aeroporto de belém, Belém