Aeroporto de Brasília Aeroportos
Aeroporto de Brasília- Foto: Inframérica

Alguns anos antes de Brasília tomar forma, o aeroporto da futura capital federal do país já funcionava e recebia voos com cargas, trabalhadores e os novos moradores da cidade.  

A cidade de Brasília só foi inaugurada em 21 de abril de 1960, mas para auxiliar na logística das obras da nova capital o aeroporto nasceu antes.

Muito diferente do que é hoje, o primeiro terminal aéreo de Brasília era improvisado, feito de madeira, simples e com uma pista de terra batida. Era chamado de Aeroporto de Vera Cruz. Inicialmente situada onde está a rodoferroviária, mudou ainda nos anos 50 de endereço para a atual localização.

E foi em 3 de maio de 1957 que o terminal realizou o seu primeiro voo comercial e foi oficialmente inaugurado. A Pan American fez a primeira rota saindo do Planalto Central com destino a Nova Iorque.

Hoje, 65 anos depois, aquele barracão de madeira deu espaço há uma infraestrutura moderna, confortável, com duas pistas de pouso e decolagem, vários destinos nacionais e internacionais, além de diversas lojas e restaurantes.

Há 10 anos a Inframerica administra o espaço e mudou o conceito de aeroportos no país. O Aeroporto de Brasília já foi reconhecido e premiado como um dos melhores terminais aéreos da categoria, e é um dos maiores centros de conexão de voos domésticos e o segundo mais movimentado do país. É também o mais pontual e o único que opera as pistas de forma simultânea e paralela.

Com a concessão da Inframerica, o aeroporto cresceu, trouxe mais oportunidades de negócios, novos voos, marcas e um novo jeito de se relacionar e comunicar com os passageiros.

As novidades e o crescimento do aeroporto não param. Este mês a GOL retoma as operações para Miami e Orlando. Estes voos vão completar o portfólio do terminal brasiliense que passará a atender seis cidades no exterior.

Outra novidade são as obras de expansão da zona aeroportuária. Essa é a segunda fase do projeto que será executado por meio de parcerias, e compreenderá a construção de um shopping, um complexo de entretenimento e um centro de logística.

Os empreendimentos serão entregues no final de 2023, com a conclusão das obras prevista para o primeiro semestre de 2024. A Inframerica estima investimentos da ordem de R$ 700 milhões, com a geração de cerca de 3.500 novos empregos, diretos e indiretos.

A forma de se comunicar com o passageiro também mudou ao longo dos anos. Pioneiro em diversos projetos de comunicação, as redes sociais do terminal brasiliense são descoladas, mas informativas, se aproximando do público de forma criativa e irreverente.

Sempre linkado com o mundo da aviação, a concessionária que administra o aeroporto criou uma forma muito divertida de se comunicar e passar informações importantes aos passageiros.

E é nesse mundo virtual que a comemoração dos 65 anos será feita. Por conta da pandemia, os seguidores e os passageiros poderão desejar os parabéns para o aeroporto nas páginas oficiais do terminal aéreo @aeroportobsb.

 

 

Com informações do Aeroporto de Brasília.