Advertisement

Aeroporto de Brasília fechou 2018 como o 3º mais movimentado do Brasil

Aeroporto de Brasília LATAM

O ano de 2018 fecha com saldo positivo no Aeroporto de Brasília. De janeiro a dezembro, quase 18 milhões de passageiros utilizaram o terminal brasiliense para viajar. O número é 5,6% maior que o processado em 2017, um acréscimo de exatos 941.529 usuários. Foram registrados 153.796 pousos e decolagens, um aumento de 3,5% no tráfego aéreo da capital federal. 

Os meses com maior movimento foram janeiro, julho e dezembro. Julho, época das férias de inverno, bateu o recorde com 1,7 milhão de pessoas, seguido por janeiro com 1,58 milhão. 

A área internacional também cresceu chegando perto dos 500 mil passageiros no ano. Um crescimento de 6,8% em relação a 2017. Em novembro e dezembro do ano passado, novos voos para Miami, Orlando e Buenos Aires entraram no portfólio do Aeroporto. E em junho próximo, inicia-se a frequência para mais um destino caribenho, Cancún.

Partida dos primeiros voos diretos da GOL de Brasília para Miami e Orlando.

As novas rotas internacionais são reflexo do Decreto nº 39.131 publicado pelo Governo do Distrito Federal, que estabeleceu mecanismo de incentivo fiscal para o mercado de aviação civil em Brasília.

Conforme o texto, as companhias aéreas brasileiras que operarem mais voos internacionais no terminal brasiliense terão maior desconto no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que incide sobre o querosene de aviação (QAV ou JET-A1) nos voos nacionais. Esta medida visa incentivar a abertura de novas rotas internacionais que partem do Aeroporto de Brasília, com impactos positivos para a economia local. 

No ano passado, 86,08% dos voos no Aeroporto de Brasília partiram dentro do horário, o que fez o terminal aéreo alcançar a posição de 3º aeroporto mais pontual do mundo na categoria grande porte no ranking elaborado pela empresa de consultoria OAG. O Aeroporto também conquistou o status de melhor aeroporto do Brasil na preferência dos passageiros na pesquisa realizada pelo Ministério dos Transportes.

Além disso, o terminal encerra 2018 com a maior capacidade de pista do país, recebendo 1 voo a cada 53 segundos, e se manteve na posição de 3º maior aeroporto do Brasil em movimentação de passageiros, ficando apenas atrás dos dois maiores terminais do Estado de São Paulo.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.