Aeroporto de Brasília fechou 2018 como o 3º mais movimentado do Brasil

por Aeroflap

Aeroporto de Brasília LATAM

O ano de 2018 fecha com saldo positivo no Aeroporto de Brasília. De janeiro a dezembro, quase 18 milhões de passageiros utilizaram o terminal brasiliense para viajar. O número é 5,6% maior que o processado em 2017, um acréscimo de exatos 941.529 usuários. Foram registrados 153.796 pousos e decolagens, um aumento de 3,5% no tráfego aéreo da capital federal. 

Os meses com maior movimento foram janeiro, julho e dezembro. Julho, época das férias de inverno, bateu o recorde com 1,7 milhão de pessoas, seguido por janeiro com 1,58 milhão. 

A área internacional também cresceu chegando perto dos 500 mil passageiros no ano. Um crescimento de 6,8% em relação a 2017. Em novembro e dezembro do ano passado, novos voos para Miami, Orlando e Buenos Aires entraram no portfólio do Aeroporto. E em junho próximo, inicia-se a frequência para mais um destino caribenho, Cancún.

Partida dos primeiros voos diretos da GOL de Brasília para Miami e Orlando.

As novas rotas internacionais são reflexo do Decreto nº 39.131 publicado pelo Governo do Distrito Federal, que estabeleceu mecanismo de incentivo fiscal para o mercado de aviação civil em Brasília.

Conforme o texto, as companhias aéreas brasileiras que operarem mais voos internacionais no terminal brasiliense terão maior desconto no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que incide sobre o querosene de aviação (QAV ou JET-A1) nos voos nacionais. Esta medida visa incentivar a abertura de novas rotas internacionais que partem do Aeroporto de Brasília, com impactos positivos para a economia local. 

No ano passado, 86,08% dos voos no Aeroporto de Brasília partiram dentro do horário, o que fez o terminal aéreo alcançar a posição de 3º aeroporto mais pontual do mundo na categoria grande porte no ranking elaborado pela empresa de consultoria OAG. O Aeroporto também conquistou o status de melhor aeroporto do Brasil na preferência dos passageiros na pesquisa realizada pelo Ministério dos Transportes.

Além disso, o terminal encerra 2018 com a maior capacidade de pista do país, recebendo 1 voo a cada 53 segundos, e se manteve na posição de 3º maior aeroporto do Brasil em movimentação de passageiros, ficando apenas atrás dos dois maiores terminais do Estado de São Paulo.

Sair da versão mobile