Foto - Camilla Stivelberg/Aeroporto de Brasília

O domingo começou animado no Aeroporto de Brasília. Além do evento Portões Abertos, realizado pela Base Aérea de Brasília — com shows da Esquadrilha da Fumaça e exposição de diversas aeronaves militares —, o terminal brasiliense recebeu o cargueiro Antonov 124-100.

Depois de decolar de Valência, na Espanha, o segundo maior cargueiro do mundo pousou na capital federal para reabastecimento e descanso da tripulação. A aeronave também fez uma escala técnica em Espargos, antes de seguir para Brasília. 

A aeronave permanecerá em solo brasiliense até a manhã desta segunda-feira, 03 de setembro, quando seguirá para o Chile.

O pouso do enorme avião, incomum em Brasília, atraiu diversos amantes da aviação, que não perderam a chance de registrar. Um grupo de spotters que estava no evento Portões Abertos acompanhou a chegada do enorme avião.

O imponente avião com capacidade de carga de 150 toneladas pousou no Terminal às 17h30, horário de Brasília. A última vez que uma aeronave do tipo esteve na capital foi em 2009.

A Inframerica celebrou a chegada do cargueiro e reafirmou que a pista do Aeroporto tem homologação e total capacidade para atender operações do tipo. A pista em que o avião pousou tem 3.300 metros de comprimento, uma das maiores do Brasil, a 11R-29L.