Inframerica Aeroporto de Brasília Voos Internacionais
Foto: Aeroporto de Brasília

O mês de julho é um dos períodos mais movimentados no Aeroporto de Brasília. Depois de dois anos de pandemia, as férias de inverno de 2022 prometem ter um fluxo maior.

A expectativa da Inframerica, concessionária que administra o terminal aéreo brasiliense, é que durante toda a temporada, circulem pelo aeroporto um pouco mais de 1 milhão de passageiros.

São esperados mais de 9 mil pousos e decolagens. E, para atender a esta demanda, foram incluídos 87 voos extras na malha aérea da capital federal.

Durante a alta temporada, o Aeroporto de Brasília irá conectar 43 destinos brasileiros. Cerca de 40% dos passageiros utilizam o terminal brasiliense para se conectar para diversas regiões do Brasil. O aeroporto é um centro importante de conexão, auxiliando na interligação das capitais e interior.

A estimativa é que o movimento deste mês seja 20% superior que julho de 2021. Porém, em 2019, antes da pandemia, o fluxo foi 32% maior que o calculado para este ano.

Os dias mais movimentados no período serão nas datas de 08, 15, 21 e 22, com uma perspectiva de um fluxo de 39 mil pessoas nos dias citados. Os voos nacionais mais procurados partindo de Brasília são para: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza e Salvador.

Os horários de maior concentração de pessoas são entre 7h e 10h e das 18h às 22h.

Movimento Internacional

Com a abertura das fronteiras, o avanço da vacinação e a flexibilização das medidas sanitárias, as companhias aéreas retomaram as operações internacionais. Atualmente o Aeroporto de Brasília atende seis cidades no exterior. Os destinos operados diretos de Brasília são para Miami, Orlando, Lisboa, Panamá, Cancun e Buenos Aires.

Com uma demanda maior em julho para aproveitar as férias de julho as companhias aéreas aumentaram a frequência dos voos partindo e chegando no DF.

A GOL passa a ter voos diários para Orlando e Miami, partindo de Brasília às 9h50 e as 10h, respectivamente.  Os passageiros podem fazer conexões rápidas na capital e realizar toda a jornada rumo à Flórida em um único dia. A companhia também aumentou a frequência para Cancun, no México. O voo para o Caribe parte de Brasília todos os dias da semana exceto na terça-feira.

Estas rotas diretas da capital federal para o exterior devem movimentar a área internacional do aeroporto. A previsão é que 24 mil pessoas viajem para fora do Brasil para aproveitar o verão do hemisfério Norte ou o frio dos países da região Sul. A movimentação aérea internacional prevista é de 309 pousos e decolagens. 

O movimento total entre embarques e desembarques internacionais na capital federal deverá ser de aproximadamente 46 mil passageiros.

Reforço

Com a alta temporada, o fluxo de passageiros no Aeroporto de Brasília aumenta, assim como a demanda por informações e auxílio aos viajantes. Por isso a concessionária treinou e está reforçando as equipes para atender dúvidas dos passageiros, ajudar na organização de filas e no processo de raio-x.

Dicas para voar tranquilo

Com previsão de movimento a concessionária orienta os passageiros a chegarem no aeroporto com 2h de antecedência para voos domésticos e 2h30 para voos internacionais e lembra que vem mantendo todas as medidas sanitárias contra a covid-19. É importante lembrar que conforme determinação da Anvisa, o uso de máscaras em salas de embarque e nas aeronaves segue obrigatório.

Para agilizar o processo na fila de raio-x, o passageiro deve retirar todos os objetos metálicos que estiver carregando – cintos, relógios, chaves, moedas e celulares. Notebooks também devem ser retirados de malas e mochilas e depositados nas caixas plásticas para inspeção.

Vale lembrar que alguns itens são proibidos na bagagem de mão, como objetos cortantes ou perfurantes. Para evitar o descarte dos objetos no canal de inspeção, transporte-os em sua bagagem despachada.

Outra dica importante é sobre a quantidade, volume e peso de bagagens de mão. Confirme com a sua companhia aérea as regras para não precisar despachar a bagagem quando estiver embarcando. Este processo pode atrasar o voo. 

Veja outras informações importantes para ter uma viagem tranquila:

  • Os horários de pousos e decolagens podem ser acompanhados pelos monitores espalhados pelo terminal, pelo site ou pelo aplicativo do Aeroporto. 
  • Vai viajar para o exterior? Fique atento a validade do seu passaporte, os vistos necessários para viajar para alguns países e as regras de acesso por conta da covid-19.
  • Para embarcar é necessário apresentar documento com foto. São aceitos: passaportes, carteiras de identidade, carteiras de motoristas e carteiras de trabalho. 
  • Fique atento a documentação e a autorização para viajar com menores de 16 anos.
  • A Inframerica lembra que os objetos esquecidos e perdidos no aeroporto são enviados ao “Achados e Perdidos”. A sala fica localizada próximo ao balcão de pagamento de estacionamento, de segunda a sexta-feira, das 7h às 23h (intervalos: das 12h às 13h e das 19h às 20h). Após este horário, buscar atendimento no balcão de informações. O telefone de contato é o 3214-6109. Objetos esquecidos dentro das aeronaves são de responsabilidade das companhias aéreas.
  • Malas e bagagens de mão devem estar sempre acompanhadas de seus donos. Por motivos de segurança, não deixe seus pertences desacompanhados.
  • O conteúdo das malas é de responsabilidade do passageiro. Fique atento, pois transportar objetos de terceiros pode ser um risco.
  • Em caso de dúvidas, procure os funcionários da Inframerica no balcão de informações ou utilize nossos aerofones​.
  • Ao optar por transporte por aplicativo ou táxi, preste atenção ao embarcar. O serviço de táxi possui uma área própria e credenciada para o serviço no Aeroporto. Motoristas de aplicativo não abordam passageiros, as corridas devem ser feitas pelo sistema da empresa em seu celular. Confira a placa e o nome do condutor do veículo antes de embarcar.

 

 

Via: Aeroporto de Brasília