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A Inframerica, administradora do Aeroporto de Brasília, estima para o mês de dezembro um fluxo entre 1,5 milhão a 1,6 de passageiros. Por conta das festividades de final de ano, estão previstos para atender a alta temporada de verão, 398 voos extras.  A movimentação aérea esperada para todo o mês é de 10.706 pousos e decolagens.

Os dias de maior fluxo de passageiros devem ser 19, 20 e 21 de dezembro, vésperas das comemorações de Natal, e 27 e 28 de dezembro, saída para o Ano Novo. A Inframerica calcula para as datas um movimento diário de aproximadamente 59 mil passageiros.

As regiões mais procuradas são Nordeste e Sudeste do país. O movimento internacional também deve aumentar. A expectativa é de 70 mil embarques e desembarques no período. Brasília ganhou novos voos internacionais em 2019 e no último mês do ano a Latam inaugura o destino para Assunção no Paraguai, em parceria com a empresa a empresa paraguaia Paranair, que vai operar a linha com aeronaves que acomodam até 50 passageiros.

Além de conectar os passageiros para todas as capitais brasileiras, o Aeroporto de Brasília tem voos para oito cidades em sete países do exterior. São eles: Miami e Orlando nos Estados Unidos, Cancún no México, Cidade do Panamá no Panamá, Buenos Aires na Argentina, Santiago no Chile, Lisboa em Portugal e Lima no Peru.

O Aeroporto de Brasília é um dos maiores centros de conexão do Brasil e 42% dos seus passageiros usam o terminal para se conectar com outras regiões do país.

Reforço

Com a alta temporada de verão chegando, o fluxo de passageiros no Aeroporto de Brasília aumenta, assim como a demanda por informações e auxílio aos viajantes. Para reforçar a equipe de atendimento ao cliente durante o mês de dezembro, cinco alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do Distrito Federal (APAE-DF) estão fazendo um estágio de 20 dias no terminal brasiliense. O trabalho consiste em responder os questionamentos dos passageiros, checar a limpeza do terminal e acionar equipes de limpeza e manutenção quando necessário, além de vistoriar as áreas de grande circulação do Aeroporto.


Os novos funcionários têm deficiência intelectual e são atendidos pela APAE-DF. Na instituição realizam cursos e recebem treinamentos pelos profissionais da Associação. O objetivo da Inframerica é incluir estes alunos no mercado de trabalho e ensiná-los como é trabalhar no setor aeroportuário. Os atendentes da concessionária são “padrinhos” e “madrinhas” de cada um dos cinco estagiários e os estão acompanhando diariamente nas rotinas estabelecidas. A equipe está identificada com coletes feitos especialmente para o programa. 

Recomendações

Para quem for viajar, a Inframerica recomenda que cheguem com pelo menos 1h30 de antecedência para voos nacionais e 2h30 para internacionais. Além disso, para agilizar o andamento dos processos na fila de raio-x, o passageiro deve retirar todos os objetos metálicos que estiver carregando – cintos, relógios, chaves, moedas e celulares. Notebooks também devem ser retirados de malas e mochilas e depositados nas caixas plásticas. O tempo médio de espera na fila do canal de inspeção em Brasília é de aproximadamente um minuto, sendo a mais ágil do Brasil, segundo pesquisa recente realizada pelo Ministério dos Transportes.

Vale lembrar que alguns itens são proibidos na bagagem de mão, como objetos cortantes ou perfurantes, líquidos e inflamáveis. Para evitar o descarte dos objetos no canal de inspeção, transporte-os em sua bagagem despachada.

Outra dica importante é sobre a quantidade, volume e peso de bagagens de mão. Confirme com a sua companhia aérea as regras para não precisar despachar a bagagem quando estiver embarcando. Este processo pode atrasar o voo.

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Veja outras informações importantes para ter uma viagem tranquila:

  • Os horários de pousos e decolagens podem ser acompanhados pelos monitores espalhados pelo terminal, pelo site ou pelo aplicativo do Aeroporto.
  • Vai viajar para o exterior? Fique atento a validade do seu passaporte e os vistos necessários para viajar para alguns países.
  • Para embarcar é necessário apresentar documento com foto. São aceitos: passaportes, carteiras de identidade, carteiras de motoristas e carteiras de trabalho.
  • Fique atento a documentação e a autorização para viajar com menores de 16 anos.
  • A Inframerica lembra que os objetos esquecidos e perdidos no aeroporto são enviados ao “Achados e Perdidos”. A sala fica localizada próximo ao balcão de pagamento de estacionamento, de segunda a sexta-feira, de 7h às 23h (intervalos: das 12h às 13h e das 19h às 20h). Após este horário, buscar atendimento no balcão de informações. O telefone de contato é o 3214-6109. Objetos esquecidos dentro das aeronaves são de responsabilidade das companhias aéreas.
  • Malas e bagagens de mão devem estar sempre acompanhadas de seus donos. Por motivos de segurança, não deixe seus pertences desacompanhados.
  • O conteúdo das malas é de responsabilidade do passageiro. Fique atento, pois transportar objetos de terceiros pode ser um risco.
  • Em caso de dúvidas, procure os funcionários da Inframerica no balcão de informações ou utilize nossos aerofones​.
  • Ao optar por transporte por aplicativo ou táxi, preste atenção ao embarcar​. O serviço de táxi possui uma área própria e credenciada para o serviço no Aeroporto. Motoristas de aplicativo não abordam passageiros, as corridas devem ser feitas pelo sistema da empresa em seu celular. Confira a placa e o nome do condutor do veículo antes de entrar no carro.