Aeroporto de Carlos Prates ganha novo sistema de aproximação para pouso

Aeroporto Carlos Prates ABAG
Aeroporto Carlos Prates. Foto - Governo de Minas Gerais/Reprodução

Entrou em operação no Aeroporto de Belo Horizonte/Carlos Prates (MG) o Sistema Indicador de Rampa de Aproximação de Precisão (Papi). A homologação, pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) do Comando da Aeronáutica, foi publicada na quinta-feira (17/11).

Esse sistema de auxílio visual à navegação aérea é constituído por quatro aparelhos de iluminação, com focos calibrados, instalados ao lado esquerdo da cabeceira 09 da pista de pouso e decolagem. O objetivo é informar aos pilotos sobre a altitude ideal da aeronave na fase de aproximação para pouso.

Além disso, o funcionamento desses equipamentos reforça o nível de segurança às operações. Em cada uma das quatro caixas que integram o Papi há um sistema óptico de luzes que alternam entre o branco e o vermelho. De acordo com o ângulo de aproximação do avião, as luzes podem variar.

Foto - Divulgação/Infraero

Foto – Divulgação/Infraero

Se estão acesas as quatro vermelhas, o avião está muito abaixo do percurso de aproximação (ângulo de descida baixo); se há três vermelhas e uma branca, o avião ainda está abaixo do percurso de aproximação. No caso de duas vermelhas e duas brancas, o avião está no percurso de aproximação correto (ângulo de descida ideal); uma vermelha e três brancas, o avião está acima do percurso de aproximação (ângulo de descida alto).

Como funciona o sistema PAPI. Foto - Transport Canada

Como funciona o sistema PAPI. Foto – Transport Canada

Agora, quando as quatro brancas estão acesas, o avião está bastante acima do percurso de aproximação (ângulo de descida alto), no chamado sistema quatro luzes.

O Aeroporto de Carlos Prates é voltado apenas para aviação geral e conta com um elevado número de operações realizadas por alunos de escolas de aviação. Em média, são registrados 1449 movimentos de pouso e decolagens de voos de instrução por mês, isso equivale a 48 movimentos por dia, número maior do que muitos aeroportos regionais do Brasil.

 

Via – Infraero (Com alterações da Aeroflap)

 

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