BH Airport/Divulgação.

O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, recebeu a certificação Airport Health Accreditation, Credenciamento de Saúde Aeroportuária (tradução livre), da ACI (Airport Council International), que avaliou as medidas de saúde adotadas para promover a segurança de passageiros, visitantes e comunidade aeroportuária.    

A certificação foi concedida após avaliação criteriosa das ações realizadas pelo aeroporto desde o início da pandemia.

Ficou constatado que o aeroporto fornece uma experiência segura para os viajantes, que está de acordo com as medidas de saúde recomendadas nas diretrizes de Retomada e Recuperação de Negócios de Aviação, da ACI, e da Força-tarefa de Recuperação de Aviação do Conselho da Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO).  

O aeroporto sempre adotou as melhores práticas para prevenção do coronavírus e para garantir a saúde e segurança de todos que passam por aqui. A conquista dessa certificação é um reconhecimento importante em um momento tão delicado vivido pelo país. Isso foi possível graças ao empenho de todo o time e ao apoio dos órgãos de saúde que sempre nos auxiliaram na manutenção de um ambiente seguro para todos”, ressalta Kleber Meira, CEO da BH Airport. 

BH Airport/Divulgação.

O programa foi elaborado para garantir ao público que viaja, que as instalações do aeroporto permanecem seguras e que estão sendo tomadas precauções para reduzir qualquer risco.

O aeroporto colocou em prática uma série de ações e recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), além de responder a um questionário da ACI sobre as fases da jornada do passageiro.  

“Parabenizamos o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (CNF) pela obtenção da certificação ACI Airport Health Accreditation (AHA), o que demonstra sua preocupação com a saúde e o bem-estar dos passageiros, funcionários e público em geral. A confiança dos passageiros nas viagens aéreas será crucial à medida que nossa indústria se prepara para manter suas operações. O Aeroporto Internacional de Belo Horitonte está neste caminho, fornecendo aos passageiros e funcionários elevados padrões de saúde e higiene mundialmente reconhecidos”, afirmou Dr. Rafael Echevarne, director-geral da ACI-LAC.

 

Pronto para receber as pessoas

O BH Airport destaca que há dispensers de álcool em gel em todo o aeroporto, barreiras de proteção nos locais de atendimento aos usuários e adesivos informativos para piso, assentos, banheiros e elevadores. Com apoio do Exército Brasileiro, uma equipe foi capacitada para atuar na descontaminação e higienização de áreas de grande circulação.

BH Airport/Divulgação.

Entre as demais medidas já adotadas para o combate à disseminação da Covid-19, também foi reforçada a limpeza e desinfecção das áreas comuns de todo o aeroporto, especialmente dos banheiros.    

Para completar, o aeroporto também lançou uma campanha de comunicação no intuito de conscientizar passageiros, visitantes e a comunidade aeroportuária sobre a necessidade de higienização das mãos, de manter o distanciamento, isolamento de assentos, uso de máscara e demais atitudes que podem garantir a saúde e segurança de todos.